Sociedade, Vale de Cambra

Vale de Cambra assinalou dia internacional da proteção civil

No passado dia 1 de março de 2012 foi Dia Internacional da Proteção Civil e a Câmara Municipal de Vale de Cambra dirigiu as suas comemorações para uma faixa etária vulnerável a determinadas situações de perigo: a população mais idosa. Nesse sentido, promoveu – no Salão Nobre do Edifício Municipal – a conferência “proteção civil e acidentes domésticos”, um evento que reuniu a adesão de perto de uma centena de participantes.

 

Contando com as apresentações de José Coimbra Soares (Autoridade de Saúde Concelhia), de Cristina Barbosa (Técnica Superior de Gerontologia do Município de Santa Maria da Feira) e de Filipe Martins (pelos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra), a sessão de sensibilização que decorreu por ocasião do Dia Internacional da Proteção Civil foi muito participada e abordou questões atuais no panorama do dia-a-dia de todos nós, e sobretudo, da população mais idosa.

Em cima da mesa estiveram assuntos como: os cuidados a ter nos espaços utilizados por idosos e as medidas de prevenção a adotar em dias de frio intenso, aspetos abordados por Dr. Coimbra Soares; a Segurança em Casa (como quedas ou intoxicações), a Segurança na Rua, as Burlas e as Vendas Agressivas, estes últimos temas abordados pela Dra. Cristina Barbosa, técnica do Município de Santa Maria da Feira. A sessão deu ainda lugar ao adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, Filipe Martins, que explicou quais os cuidados a ter com equipamentos eléctricos, com o gás e com as lareiras por forma a evitar incêndios e ainda intoxicações.

Entre os participantes, destacaram-se os idosos da Santa Casa Misericórdia, da Fundação Luiz Bernardo Almeida, dos Centros Sociais e Paroquiais de Arões, de S. Pedro de Castelões, de São João Batista Cepelos e ainda os utentes do gabinete de apoio à família e à comunidade do Centro Social de S. Pedro de Castelões, bem como as diversas Entidades concelhias que se fizeram representar pelos seus técnicos, como foi o caso da  Associação de Pais Amigos do Cidadão Deficiente de Vale de Cambra, da Segurança Social Vale de Cambra, da Cruz Vermelha de Vale de Cambra e da Aleá Serviço Apoio Domiciliário.

O evento foi presidido pela Vereadora da Ação Social do Município de Vale de Cambra, Dra. Elisabete Rocha, que destacou a forte participação e agradeceu a todos os que ajudaram a Câmara Municipal a, uma vez mais, chegar mais perto do Cidadão, promovendo a abordagem a temáticas pertinentes e atuais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *