Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“Galardões Maria da Fonte – Prémio Sete Mulheres do Minho” – Póvoa de Lanhoso

Sendo um território cuja História está estreitamente ligada às mulheres, a Póvoa de Lanhoso, através da Câmara Municipal, pretende promover anualmente a atribuição de galardões a sete mulheres do Minho, homenageando, desta forma, aquelas que, em sete categorias, mais se distingam em cada ano. “Galardões Maria da Fonte – Prémio Sete Mulheres do Minho” é como se irá designar esta iniciativa. Este prémio terá como madrinha uma conhecida figura pública do Minho.

 

Esta homenagem às mulheres do Minho será feita através da realização de uma gala a realizar na Póvoa de Lanhoso, sendo esta a forma escolhida para homenagear aquela que dá nome aos galardões (Maria da Fonte) assim como todas as mulheres do Minho, que, tal como ela, se empenham e destacam nas mais variadas áreas e causas.

 

O dia 23 de março de 2013 é a data prevista para a realização da primeira Gala, por ser apontada como a data da revolução da Maria da Fonte. A Póvoa de Lanhoso é detentora de uma História rica, em que se destaca em que a ação das mulheres. Como símbolo concelhio tem a revolucionária e lendária Maria da Fonte que, em 1846, contra o Governo de Costa Cabral, encabeçou a revolução popular que fez mexer o regime.

 

Através da atribuição de galardões, pretende-se dar enfase à intervenção e dedicação das mulheres nas sete categorias em análise, promovendo e dando visibilidade às suas ações. Promover a igualdade de oportunidades e igualdade de reconhecimento dos atos por cada uma promovidos e/ou defendidos são também objetivos desta iniciativa, que irá envolver as Comunidades Inter Municipais do Cávado, do Ave e do Alto Minho.

 

As categorias previstas são: Arte e Cultura; Associativismo e Intervenção Social; Desporto; Empreendedorismo; Política; Ciência e Educação; e Jornalismo e Media.

A título de curiosidade, refira-se que Zeca Afonso (e outros artistas) imortalizou a música “As Sete Mulheres do Minho”, em que também se inspira esta homenagem que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso pretende promover.

 

As Sete Mulheres do Minho

As sete mulheres do Minho
Mulheres de grande valor
Armadas de fuso e roca
Correram com o corregedor

Essa mulher lá do Minho
Que da foice fez espada
Há de ter na lusa História
Uma página doirada

Viva a Maria da Fonte
Com as pistolas na mão
Para matar os cabrais
Que são falsos à nação

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *