Santa Comba Dão, Sociedade

Rede de Bibliotecas Concelhia de Santa Comba Dão (RBSCD) promove acção de formação no âmbito da literacia estatística

Durante a tarde de 29 de Fevereiro, a Escola Secundária/3 do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão foi palco de uma acção de formação subordinada ao tema: Literacia Estatística ao Serviço da Cidadania, uma iniciativa que resultou da parceria entre o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão (CFAEPB).

 

A sessão de abertura contou com a presença de Maria Madalena Dinis, Directora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Helena Duque, Coordenadora Inter-Concelhia da RBE e Rosa Carvalho, Directora do CFAEPB.

 

Esta acção teve como público-alvo os docentes das áreas das Ciências Sociais e Humanas e de Matemática e Ciências Experimentais, técnicos da Autarquia e Assistentes Operacionais.

 

A acção, conduzida por Maria Arminda Costa do Instituto Nacional de Estatística teve como principais objectivos dotar os presentes de conhecimentos na área da estatística e probabilidades que podem ser aplicados em contexto de sala de aula e como ferramentas de promoção e dinamização de conceitos e matérias nas Bibliotecas Escolares de forma a potenciar e desenvolver a cidadania dos alunos.

 

Literacia Estatística ao Serviço da Cidadania foi constituída por duas partes: a primeira com uma breve introdução ao Portal do INE e a segunda parte com a apresentação do Projecto ALEA – Acção Local Estatística Aplicada.

 

Na primeira parte a formadora apresentou aos formandos as funções e competências do Instituto referindo que o INE é o responsável pela difusão gratuita de dados estatísticos que recebe de diversas entidades, para além de também produzir alguns dados.

Foi, ainda, realizada a exploração das diversas funcionalidades do portal, referidos os indicadores, os destaques, as publicações e os dados estatísticos.

 

Para consolidar os conhecimentos transmitidos foram realizados exercícios práticos de consulta de dados que se podem encontrar no Portal do INE, terminando com a apresentação da Biblioteca Digital do Portal que pode ser consultado em: www.ine.pt.

 

A segunda parte da sessão foi destinada à apresentação e caracterização do projecto ALEA, composto por três componentes: estatística, dados estatísticos e entretenimento que constituem uma base de dados de apoio à elaboração e disponibilização de instrumentos destinados ao ensino da Estatística.

 

Esta base de dados, alojada no portal www.alea.pt, encontra-se dividida em multiplos temas, transversais a diversas disciplinas, tais como: noções de estatística, noções de probabilidade, dossiês & recursos, jogos didácticos, actualidades do INE, área europalea e uma área destinada à União Europeia.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *