Sardoal, Sociedade

Os Passos de Jesus entre faixas roxas nas janelas de Sardoal

Várias centenas de pessoas são esperadas na Vila de Sardoal, no próximo domingo, dia 25 de março, a partir das 15 horas, para assistir ou participar na tradicional e emblemática Procissão dos Santos Passos do Senhor, que inclui o Sermão do Encontro, em plena Praça da República.

Este Sermão gira normalmente em torno da Paixão e Morte do Senhor, culminando com o Encontro simbólico das imagens do Senhor dos Passos e da Sua Santíssima Mãe, que é conduzida por irmãos da Confraria da Vera Cruz, em Procissão mais curta, vinda da Matriz.

Para esta manifestação religiosa, a Câmara Municipal coloca cerca de uma centena de faixas roxas nas janelas e varandas das ruas principais e fornece transporte em autocarro à população de todas as freguesias que pretendam participar nas cerimónias.

A Vila prepara-se especialmente para esta Procissão, que tem um percurso bastante longo pelo seu Centro Histórico, a que as ruas estreitas e pavimentadas com seixos do rio dão cunho original e característico, complementado com alguns exemplares da arquitetura vernacular.

Como curiosidade, refira-se que ao longo do seu percurso existem pequenos nichos nas paredes das casas que, nessa ocasião, servem de altares e que vão marcando os passos de Jesus Cristo a caminho do Calvário. Estes nichos, que no passado, deveriam ser nove (a Via Dolorosa), estão hoje reduzidos a menos de meia dúzia, devido às transformações urbanas ocorridas ao longo dos tempos.

Terminado o Sermão do Encontro, a Procissão, é reatada, integrando a partir do Pelourinho as imagens do Senhor dos Passos e de Sua Santíssima Mãe, a caminho do Convento de Santa Maria da Caridade, em cujo largo é proferido o Sermão do Calvário.

O cortejo é acompanhado pela secular Filarmónica União Sardoalense, que interpreta marchas fúnebres.

Esta é a primeira manifestação religiosa do período que antecede a Semana Santa e Páscoa, entre 5 e 8 de abril, que no Sardoal têm ganho grande brilho e projeção de ano para ano. Quanto à Procissão dos Ramos é levada a efeito em 1 de abril.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *