Alcoutim, Sociedade

1º Encontro Ibérico de Museus em Alcoutim

No dia 2 de Março de 2012, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcoutim, foi celebrado um protocolo de colaboração entre este Município, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e a Associação de Museólogos e Museógrafos da Andaluzia (AMMA) afim de se realizar em Alcoutim o I Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus, que decorrerá no Auditório do Castelo, entre 19 a 20 de Outubro de 2012.

Este I Encontro será dedicado ao tema “Museus e Acessibilidade”, considerando os museus como lugares de memória e de identidade que contam histórias, sendo necessário utilizar ferramentas multidisciplinares – comunicação, arte, design – de modo a chegar aos públicos e a tornar estes espaços socialmente úteis.

Assim, o I Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus será organizado em torno de três áreas:

1. Acessibilidade física – inclusão de públicos com necessidades especiais;

2. Acessibilidade virtual – novas tecnologias, redes sociais, web;

3. Acessibilidade e linguagem – a comunicação com os públicos.

Conta com a participação de mais de uma dezena de especialistas de ambos os países e pretende iniciar uma cooperação mais estreita entre as duas regiões: Algarve e Andaluzia.

A organização deste encontro conta ainda com a participação da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e da Associação Transfronteiriça Alcoutim Sanlúcar (ATAS) e com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *