Cultura, Palmela

Dia Mundial do Teatro em Palmela

A Câmara Municipal de Palmela compilou um programa de propostas para o mês de Março, organizadas pelo município e por um conjunto de entidades parceiras, com vista a assinalar o Dia Mundial do Teatro, 27 de Março, instituído em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro da UNESCO.

Amadores e profissionais do teatro sobem ao palco no concelho de Palmela, com espectáculos de grande qualidade, e dão-nos a conhecer os segredos dos bastidores, através de cursos e oficinas.

            Destaque para o 10º aniversário do grupo de teatro de Palmela “As Avózinhas”, constituído no Natal de 2002 por um grupo de mulheres da Associação de Idosos de Palmela, que abraçaram o teatro com grande entusiasmo e contam já com um palmarés que integra a colaboração estreita com o Teatro O Bando e várias apresentações nacionais e internacionais.

 

 

Dia 8 – 15h00 | Cine-Teatro São João, Palmela

CANJA DE MEL

10º Aniversário do Grupo de Teatro de Teatro “As Avózinhas”

Espectáculo seguido de conversa sobre o trabalho do Grupo ao longo destes 10 anos, com convidados (integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher).

Apoio: Câmara Municipal de Palmela

Org.: Fiar, Associação Cultural

 

Dia 15 – 14h30 | Auditório Municipal de Pinhal Novo

Dia 19 – 10h30 | Auditório da Escola Secundária de Palmela

100 Opiniões

Turma do 10º I, Curso Profissional de Artes do Espectáculo e Interpretação, Escola Secundária de Pinhal Novo

Desafiando o papel social do drama para além do entretenimento, 100 OPINIÕES procura suscitar a reflexão e promover a mobilização da consciência individual e colectiva para a necessidade urgente de intervenção, no âmbito dos temas dos Objectivos do Milénio (integrado no Março a Partir – Mês da Juventude)

Bilheteira: 0,50€

 

Dia 16 | Auditório Municipal de Pinhal Novo

Hotel Hotel

Avalon Theatre Company

A acção desenrola-se nos anos cinquenta, durante as férias num pequeno hotel junto à praia, onde um cadáver vai ser encontrado…

Para os alunos da Escola Secundária com 3.º CEB de Pinhal Novo

Apoio: Câmara Municipal de Palmela

Org.: Centro de Recursos de Línguas Estrangeiras e Grupo Disciplinar de Inglês – Alemão da Escola Secundária com 3º CEB de Pinhal Novo

 

Dia 19 – 15h15 | Auditório da Escola Secundária de Palmela

Universos e Frigoríficos

Exnonocê da Escola Secundária de Pinhal Novo (integrado no “Março a Partir – Mês da Juventude)

 

De 19 a 23 | Cine Teatro São João

OFICINA de Aéreos – Lençol e Corda Vertical

Por Sofia Figueiredo e Kristina Gomolakova

Horário 1 – Das 15h30 às 17h30

Horário 2 – Das 18h00 às 20h00

Para maiores de 6 anos

Informação e inscrições através do telefone 939345113 ou do e-mail fiar.producao@gmail.com

Org.: FIAR, Associação Cultural

 

Dias 21 e 22 – 20h30 às 23h30 | Espaço Contrafacção, Pinhal Novo

OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO “PEDRA-PÃO”

Baseada nas temáticas e linguagens desenvolvidas no espectáculo “Pedra-Pão”, esta oficina de expressão dramática e teatro de objectos pretende trabalhar o saber ser e o saber fazer em teatro.  De forma a estimular a imaginação e a expressão de cada um, vamos jogar e reinventar o mundo à nossa volta, vamos virá-lo do avesso e olhá-lo sob várias perspectivas para aí encontrarmos novas realidades a habitar. Ao mesmo tempo, vamos trabalhar a consciência da presença “em palco” e, a partir desta consciência, desenvolver a relação com o outro e com os objectos à sua volta.

Para o público em geral/ maiores de 16 anos

Inscrições através do telefone 212336634

Org.: Artemrede – teatros Associados com a Câmara Municipal de Palmela

 

23 Março – 21h30 | Espaço Contrafacção, Pinhal Novo

Pedra-Pão

Circolando

“Pedra-Pão” tem como ponto de partida o entendimento da precariedade como motor de reinvenção das condições de sobrevivência. A precariedade força a revisão de hábitos, quotidianos, relações e sugere territórios: o subúrbio de uma cidade, o quarteirão de um bairro, um campo de refugiados… e são todas estas suas derivações que orientam as pesquisas. Da cenografia fazem parte três móveis com rodas e três portas, restos de um quarto e de uma cozinha que podem ter pertencido a um apartamento, agora abandonado. Com a sua manipulação, conseguimos ir criando e transformando os vários espaços de cena. Ora compomos espaços mais ou menos públicos, como o balcão de uma loja ou o salão de um café, ora revelamos espaços íntimos e mais privados, explorando o avesso dos móveis, o seu lado mais interior. Viver em regime de sobrevivência. Nesta atmosfera, interessa-nos distinguir o humano, o ator, os papéis possíveis (a “mulher guarda chuva”, os “homens facas”, o “talhante”…), o palhaço no sentido nobre como o ser poético.

Para maiores de 8 anos

Entrada: 2,5 € (preçário Artemrede); descontos de 25% para <25, >65, desempregados, estudantes, grupos >10 pessoas.

Informações e reservas através do telefone 212336630

Apoio: “Bardoada” – O Grupo do Sarrafo e PIA – Projectos de Intervenção Artística

Org.: Artemrede – Teatros Associados com Câmara Municipal de Palmela

 

Dia 24 – 16h00 | Cine-Teatro São João, Palmela

OFICINA – CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS

António Redondo

Realização de cenários, figurinos e máscaras, recriando lugares e personagens de acordo com uma história inventada, local ou tradicional.

A realidade construída é o conjunto acumulado de ideias, sonhos e realizações dos nossos antepassados e de nós próprios, como a nossa língua e costumes. Utilizar a criatividade para recriar e compreender, propor e renovar.

Para participantes com idades entre os 6 e os 12 anos

Org: Câmara Municipal de Palmela

 

Dia 27 – 21h30 | Cine-Teatro São João, Palmela

DUAS HORAS SORRINDO

Contos e Stand-up. “Duas Horas Sorrindo” é um espectáculo onde estarão presentes vários humoristas, todos eles com presenças televisivas e de origem alentejana – Serafim (Beja), José Carlos (Campo Maior), João Ficalho (Borba) e Augusto Corujo (Elvas).

Para maiores de 6 anos

Informações através do telefone 212336630

Entrada livre, mediante levantamento de ingresso

Org.: Câmara Municipal de Palmela

 

De 27 a 29 de Março –  18h00 às 20h00 | Cine-Teatro São João, Palmela

OFICINA – INICIAÇÃO AO TEATRO DE MARIONETAS

TRULÉ TEATRO

Pretende-se fornecer os ensinamentos necessários para se iniciar, pela construção, a aprendizagem do Teatro de Marionetas, e sensibilizar para a utilização da Marioneta como meio de comunicação, sendo que a sua realização é espaço privilegiado para a experimentação de várias áreas de criatividade, como a pintura, a escultura, o texto, a música, a manipulação e representação, a voz e outras. Será dada informação sobre a história do Teatro de Marionetas, como breve introdução, e conhecimento dos vários níveis de manipulação. Construir-se-á uma marioneta. Serão realizadas demonstrações de manipulação de marionetas.

É, ainda, objectivo que, ao divulgar esta forma teatral, o seu conhecimento promova um número crescente de interessados por esta forma de Arte, que é quase tão antiga como a Humanidade.

Para Professores e Educadores

Limite de 20 participantes

Org.: Câmara Municipal de Palmela

 

Dia 27 Março – 10h e 14h30 | Auditório Municipal de Pinhal Novo

Dia 28 Março – 10h e 14h30 | Centro Cultural Poceirão

Mito Móvel – HISTÓRIAS DE PRINCÍPIOS

Acontecimento teatral e actividade artístico-pedagógica. Tudo o que existe há-de ter existido uma vez pela primeira vez. Os mitos são histórias do fundo dos tempos que nos levam até ao início das coisas. Neste acontecimento teatral, uma escultura é mitómóvel pois contém em si a substância para contar estas histórias e viaja pela mão de uma contadora. É no território entre a luz e a sombra, entre o antigo e o actual, que a contadora desvenda ao público as “histórias de princípios”, símbolos fortes do nosso imaginário, ora trágicos ora alegres, sempre poéticos e intemporais.

A acompanhar o acontecimento teatral, uma actividade oficinal que proporciona ao público uma experiência activa à volta do tema “princípios”. A escrita e as artes plásticas levam-nos à construção de uma pequeníssima história para um mini-móvel.

Informações e inscrições através dos telefones 212336634 (AMPN) e 212336655 (CCP)

Org.: Artemrede – Teatros Associados com Câmara Municipal de Palmela

 

Dia 30 – 21h | Auditório Municipal de Pinhal Novo

Dia 31 – 21h | Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano

GRAFIA EM FRONTEIRA

Consiste num rizoma, elaborado por um conjunto de propostas de criação individuais, que co-existem num mesmo espaço. Performance de pesquisa transdisciplinar elaborada pelos caminhos emergentes encontrados e explorados por cada um dos elementos do Teatro Brinca (inserido no “Março a Partir” – Mês da Juventude).

Org.: Teatro Brinca e Jovens sem Fronteiras com Câmara Municipal de Palmela

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *