Sociedade, Vila Franca do Campo

Campanha de Recolha de Óleos Alimentares Usados com balanço positivo no primeiro ano em Vila Franca do Campo

A recolha de Óleos Alimentares Usados, lançada pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo em Maio do ano passado, registou um balanço muito positivo, com 4145.50 litros recolhidos. Este valor contempla as quantidades de OAU recolhidos nos oleões e nos pontos de recolha abrangidos pelo protocolo de cooperação existente entre a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e a empresa Equiambi, designadamente no sistema HORECA (cafés, restaurantes, hotéis) e escolas/cantinas.

 

Recorde-se que, por iniciativa do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal, liderado pela Vice-Presidente Nina Rodrigues Pinto, têm sido desenvolvidas sucessivas ações, quer no âmbito da reciclagem de resíduos urbanos e da recolha seletiva desses resíduos porta-a-porta, quer na recolha de Óleos Alimentares Usados, a partir de maio de 2011, para o que foram disponibilizados à população 10 oleões (contentores para a receção de óleos alimentares usados), distribuídos por todas as freguesias do concelho, para evitar que depois de usados os óleos alimentares se tornem num poluente nocivo, pela descarga na rede de esgotos ou no lixo.

 

Sob o lema Para uma Vila Mais Verde foram desenvolvidas sucessivas iniciativas direcionadas a públicos específicos, nomeadamente a campanha “Recolha de Óleos Alimentares Usados nas Escolas”, destinada a sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da recolha dos óleos alimentares usados e consequentes benefícios para o meio ambiente, e a distribuição de contentores personalizados às empresas, estabelecimentos comerciais e instituições sensibilizando-os para as vantagens das medidas implementadas.

 

Na opinião da Vice-Presidente da Câmara, nunca será demais todo o empenho que o município possa ter na correta divulgação e promoção de medidas protetoras do Ambiente, num concelho como o de Vila Franca do Campo, em que as características paisagísticas e o meio-ambiente despoluído constituem importantes mais-valias turísticas.

 

Onde encontrar um oleão:

 

Freguesia de Água d’Alto:

Parque de Estacionamento junto à Escola Primária;

– Polidesportivo de Água d’Alto (Rocha dos Campos);

Freguesia de S. Pedro:

-Parque de Estacionamento da rua Padre Manuel José Pires;

– Parque de Estacionamento dos Foros;

Freguesia de São Miguel:

– Parque de Estacionamento da Rua Teófilo Braga;

– Rua da Marina;

Freguesia de Ribeira Seca:

Largo da Palmeira

Freguesia de Ribeira das Tainhas:

Parque de Estacionamento da Rua da Igreja

Freguesia de Ponta Garça:

– Junto ao Polivalente;

– Cooperativa de Santo Antão;

Artigo AnteriorPróximo Artigo

0 comentários

  1. Há que lembrar, que a recolha de óleos alimentares usados canal HORECA (cafés, restaurantes, hotéis) e escolas/cantinas) obedece a certos, requisitos, como a empresa tem que possuir o alvará de gestão de residuos adequado e alvará de tranporte, de forma a que possa realizar os lanaçementos legais, a multa caso não exista esses requisitos recai nas empresas produtoras de óleos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *