Cultura, Mangualde

A leitura em festa em Mangualde

Durante toda a semana, de 5 a 9 de março, a leitura vai andar pelas ruas de Mangualde. Nas escolas, nas bibliotecas, nas livrarias, nos cafés, nas montras… por todo o lado, a autarquia mangualdense assinalará a importância que a leitura tem nas nossas vidas. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal de Mangualde e pelas Bibliotecas escolares, que envolve professores, alunos, técnicos de biblioteca e a comunidade em geral.

 

O programa começa no dia 5 de março, segunda-feira, ao primeiro tempo da manhã, em todas as salas de aula do agrupamento de escolas com a iniciativa «Todos a Ler». Pelas 10h30, na Câmara Municipal, um grupo de alunos dará início às «Leitura em movimento», que continuarão depois em vários locais da cidade.

 

“Partilhar Leituras”, “Montras de Livros”, “Feira do Livro Usado”, “Leituras na Rádio”, “Dramatizações”, “Concursos”, “Exposições” (marcadores de livros e trabalhos alusivos ao livro realizados pelos alunos), “Workshop de Teatro” e “Ações de Formação” são mais algumas das iniciativas que vão ser dinamizadas ao longo da semana.

 

É a festa da leitura, que culmina com o espetáculo “À roda dos livros” no dia 9 de março a partir das 20h30 na Biblioteca Municipal.

 

Os pais, encarregados de educação e diversas personalidades locais são chamados às escolas para partilhar leituras, o comércio é convidado a decorar as suas monstras com livros, promovem-se concursos, exposições e feiras, em volta dos livros. Na rádio fazem-se leituras, nas escolas preparam-se dramatizações de textos e de contos.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *