Celorico de Basto, Sociedade

Rede social do Concelho de Celorico de Basto participou em ação de formação sobre “Tráfico de Seres Humanos”

A ação de formação decorreu na Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, nos dias 27 e 28 de Fevereiro, tendo sido direcionada a todos os técnicos da rede Social das diferentes instituições do concelho de Celorico de Basto.

Genericamente, a ação de formação esteve a cargo da Associação para o Planeamento da Família, APF, delegação do Norte, que é a responsável pela equipa multidisciplinar para as questões do Tráfico de Seres Humanos (TSH) e do Centro de Acolhimento e Proteção a Vitimas de Tráfico de Seres Humanos e seus filhos menores.

Esta ação pretendeu dar a conhecer aos técnicos, das diferentes áreas de ação social, as causas e as formas de TSH de forma a adquirirem ferramentas que os ajudem a prevenir possíveis situações de tráfico e, dar respostas às mesmas.

O destaque da formação incidiu sobretudo, nas formas de TSH com destaque para a exploração sexual e exploração laboral sendo o desemprego, a pobreza e a falta de oportunidades algumas das causas que levam as pessoas a serem vítimas de tráfico.

Assim sendo, os técnicos que usufruíram da formação encontram-se agora capazes de desenvolver ações de sensibilização junto da população local numa óptica de prevenção primária.

“Apesar de não ser conhecido nenhum caso, deste âmbito, no concelho, é importante sensibilizar e consciencializar a população para uma realidade” referiu um dos participantes na ação de formação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *