Óbidos, Tecnologia, Turismo

Novas tecnologias no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que este ano, celebra o 10º Aniversário, vai ser um evento com mais tecnologias móveis digitais. QR-Codes e FestShare – Wide Open Way são as novidades disponíveis para todos os visitantes.

O FestShare – Wide Open Way, desenvolvido por um conjunto de alunos finalistas da ESAD – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do curso de multimédia, em parceria com a empresa municipal Óbidos Patrimonium, é um serviço Multimédia desenhado para conectar experiências reais em eventos de grande dimensão ao universo dos Social Media, tornando a experiência física num momento em conteúdo partilhável através das Redes Sociais.

Está junto ao Posto de Turismo de Óbidos e no Espaço Nestlé (no recinto do Festival) uma WebCam que regista no momento a foto do visitante no evento. De imediato, essa foto, com uma mensagem associada, fica disponível no Facebook do Festival do Chocolate, permitindo ao visitante, partilhar o registo no seu mural. Esta ferramenta não necessita de nenhum registo ou cedência de dados pessoais.

Eventos como festivais são a melhor forma de chamar um público que chega aos milhares. Recetivos a este tipo de tecnologia e suas aplicações, o FestShare é o elo de ligação com os seus melhores momentos entre amigos ou família e todos aqueles que estão à distância de um click.

Ainda com recurso às tecnologias móveis digitais, o evento Festival Internacional de Chocolate, em parceria com a empresa MakeWise – Engenharia de Sistemas de Informação, disponibiliza aos visitantes do evento QR-Codes que, de forma complementar, tornam a experiência do visitante ainda mais enriquecedora e interativa.

Durante o evento, está disponível um novo serviço de divulgação de informação através de QR-Codes colocados em pontos estratégicos do espaço do evento, nomeadamente junto dos pontos de venda. Este serviço permite a qualquer pessoa ter acesso a informação multimédia do seu interesse, como os menus e preços, através do seu telemóvel (smartphone).

Os QR-Codes são uma tecnologia que consegue codificar mais informação do que os códigos de barras tradicionais, incluindo apontadores para conteúdos na Internet. Ao serem reconhecidos por um telemóvel (smartphone ou tablet), os QR-Codes são descodificados, direcionando o utilizador para uma página web adaptada a estes dispositivos. Estas páginas podem conter quaisquer conteúdos multimédia como textos, fotos, vídeos e áudios.

O telemóvel deve estar equipado com uma aplicação apropriada para a leitura de QR-Codes, como, por exemplo, o i-nigma, Kaywa, upCode, entre outras… Estas aplicações são de utilização gratuita e já vêm incluídas em certos modelos de telemóveis (smartphones). Quando não disponíveis no telemóvel, as aplicações poderão ser descarregadas das App Stores ou sites generalistas de aplicações de software. Uma pesquisa prévia num motor de busca por QR-Code Reader facilitará todo o processo.

Bem vindo ao Futuro! Bem vindo ao Festival Internacional de Chocolate de Óbidos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *