Cultura, Póvoa de Lanhoso

“Feira do Livro” de 5 a 9 de março na Póvoa de Lanhoso

De 5 a 9 de março, decorre na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso a segunda “Feira do Livro”, que, este ano, engloba ainda a “Semana da Leitura” e a segunda “Semana da Arqueologia”.

 

A Biblioteca Municipal coordena o certame. Para além da própria comercialização de livros, estando representadas três livrarias, os visitantes podem esperar um significativo conjunto de iniciativas, que procuram sensibilizar as várias comunidades para o livro e para a leitura, assim como propostas ao nível da arqueologia. A Biblioteca Municipal, o Agrupamento Vertical de Escolas do Ave, o Agrupamento Gonçalo Sampaio e a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso também terão representação em espaços próprios para apresentar publicações e outro material de modo a dar a conhecer algum do trabalho e dos projetos que desenvolvem ao longo do ano.

 

A “Feira do Livro” apresenta stands, que podem ser visitados entre as 10h00 e as 22h30, e livros com descontos de 20 por cento. O programa engloba propostas como a divulgação e entrega de prémios aos vencedores do concurso literário António Celestino bem como a leitura dos trabalhos respetivos; maratonas de leitura ligadas a Altino do Tojal e a Jorge Amado, leituras encenadas com base em “O Doido e a Morte” de Raul Brandão; momentos de música e de poesia, inclusive sobre o Dia da Mulher; a apresentação digital da Agenda Poética dos Jardins de Infância e 1º Ciclo do Agrupamento Vertical de Escolas do Ave; a segunda edição da iniciativa Escritores de Palmo e Meio; e a entrega dos diplomas do Top 25 dos leitores da Biblioteca Municipal de 2011. Engloba ainda Apresentação de Robôs, simulações de escavações arqueológicas, montagens de maquetas e a soenga.

A “Feira do Livro” é uma das iniciativas da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho da Póvoa de Lanhoso, assinalando a constituição do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Anualmente e de forma rotativa, a “Feira do Livro” visita cada uma das escolas/agrupamentos que constituem a mesma rede. Em 2011, decorreu nas instalações da EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio.

 

Em simultâneo, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove no mesmo espaço a segunda “Semana da Arqueologia”, cujo ponto alto é a recriação histórica de uma soenga agendada para o dia 9 de março, pelas 9h00, com objetivo de suscitar o interesse dos mais novos pela arqueologia. A soenga é o ato de cozer cerâmica em espaço aberto, com recurso a uma fogueira. Sobre as brasas, as peças cerâmicas são empilhadas e cobertas com lenha de pinheiro, caruma e terra, provocando uma atmosfera carregada de carbono que se deposita sobre as peças. Depois de serem cobertas, ficam a cozer por um período de três a quatro horas, ficando depois, aptas para serem utilizadas no dia a dia.

Os artefactos a serem cozidos em soenga foram criados previamente por 60 alunos do 7º ano de escolaridade da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. É a primeira vez que se faz uma recriação a este nível no concelho da Póvoa de Lanhoso, sendo por isso esta iniciativa aberta a toda a comunidade, permitindo aos interessados assistirem à soenga, cada vez mais em desuso nos tempos atuais.

 

Feira do Livro 2012

Programa – Biblioteca Municipal

 

Dia 05 – segunda-feira

15.00 – Abertura oficial da Feira do Livro

Visita à Feira

21.30 –  Música e Poesia

 

Dia 06 – terça-feira

  • Agrupamento Vertical de Escolas do Ave

Durante o dia – Maratona da Leitura – “Altino do Tojal”

15.00 – Simulação de Escavação Arqueológica

Montagens de maquetas

21.00 – Apresentação Digital da Agenda Poética dos Jardins de Infância e 1º Ciclo do Agrupamento Vertical de Escolas do Ave

 

Dia 07 – quarta-feira

  • Agrupamento de Escolas Prof. Gonçalo Sampaio

Visita à feira

Hora do Conto

14.00 – Simulação de Escavação Arqueológica

Montagens de maquetas

21.00 – 2ª Edição dos Escritores de Palmo e Meio

Momentos de Poesia

 

Dia 08 – quinta-feira

  • Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso

 

10.00 – Apresentação de Robôs

15.00 – Simulação de Escavação Arqueológica

Montagens de maquetas

Maratona da Leitura – “Jorge Amado”

Leituras Encenadas “O Doido e a Morte” de Raul Brandão

21.00 – Poesias sobre o dia da Mulher

Entrega dos diplomas do Top 25 dos leitores da Biblioteca Municipal do ano 2011

 

Dia 09 – sexta-feira

8.30 – Soenga

14.00 – Simulação de Escavação Arqueológica

16.00 – Finalização da Soenga

Montagens de maquetas

21.30 – Divulgação e entrega de prémios aos vencedores do concurso literário António Celestino

Leitura dos trabalhos vencedores

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *