Cultura, Reguengos de Monsaraz

A realidade e a ilusão das imagens de Wai Kit Lam em exposição na vila medieval de Monsaraz

Wai Kit Lam, fotógrafa e criadora de arte em vídeo e sons do quotidiano, vai apresentar entre os dias 5 e 30 de março uma exposição na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto pode ser apreciada de quarta-feira a domingo entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30.

 

Wai Kit Lam nasceu em Hong Kong em 1966 e graduou-se em Belas Artes no Goldsmiths College, Universidade de Londres, em 1996, tendo concluído o mestrado em 2003 também em Belas Artes pela Universidade Chinesa de Hong Kong. O seu tema de investigação baseia-se na construção da identidade e no estudo da inter-relação entre os indivíduos e as circunstâncias culturais que os rodeiam.

 

A artista cria efeitos de sobreposição e justaposição de imagens com o objetivo de desenvolver um ambiente entre a realidade e a ilusão. No seu estudo da representação e da noção de identificação, Wai Kit Lam diz que “examina os papéis e as influências da ideologia que construímos de nós mesmos”.

 

O trabalho que a artista visual vai desenvolver em Portugal será uma continuação das outras duas residências artísticas que realizou em Berlim e Espanha. O objetivo desta residência artística é explorar e investigar as diferenças existentes entre a sua cultura e as culturas dos outros países. O projeto que Wai Kit Lam vai desenvolver em Portugal servirá de apoio a um programa educacional que a artista  pretende realizar quando regressar a Hong Kong.

 

Desde 1996, Wai Kit Lam mostrou os seus trabalhos em dezenas de exposições individuais e coletivas em Hong Kong, Turim, Roma, Bolonha, Xangai, Pequim, Nova Iorque, Berlim, Moscovo, Porto Rico e Toronto. As suas obras podem ser também apreciadas na coleção do Hong Kong Heritage Museum e em coleções particulares no Reino Unido, Itália, Canadá, Estados Unidos da América e Austrália.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *