Cultura, Vizela

Vizela recebe Rendez Vous Cultural em Abril

A Câmara Municipal de Vizela apresentou o projeto Rendez Vous Cultural, na passada segunda-feira, dia 27 de fevereiro, no Espaço Jovem de Vizela.

O projeto Rendez Vous Cultural é um projeto de arte, cultura e experimentação artística que visa descobrir as tradições locais pelo uso de cultura urbana.

A atividade principal decorrerá de 8 a 15 de Abril de 2012 no concelho de Vizela e nela participará um grupo de 10 jovens portugueses e 10 jovens franceses, de Frontignan la Peyrade, cidade geminada com Vizela.

A apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dinis Costa, da Vereadora responsável pelo Pelouro da Juventude, Dora Gaspar, do responsável adjunto pelo serviço de juventude do Município de Frontignan, e parceiro neste projeto, Mohamed Boudiaf, e da responsável técnica da Fundação Jorge Antunes, Márcia Castro.

De referenciar também a presença do Artesão Manuel Lopes e do Presidente da Associação Musical e Recreativa Família Peixoto, Anselmo Peixoto, parceiros na atividade e da professora Conceição Lima que ajudará o grupo na comunicação em língua francesa.

Na sua intervenção, Dinis Costa, manifestou o empenho da Autarquia no trabalho estruturado com os jovens, salientando também ser esta uma “oportunidade para jovens ativos fazerem valer os seus direitos”.

A juventude vizelense e o seu associativismo juvenil não deixaram de marcar presença neste nesta descontraída comunicação, manifestando o seu interesse e vontade em participar.

Começou, assim, o projeto Rendez Vous Cultural… A juventude vizelense espera Frontignan!

 

Rendez Vous Cultural

O projeto resulta de uma candidatura elaborada e submetida em parceria com a Fundação Jorge Antunes à ação 1.1 (intercâmbios de jovens) do programa Europeu Juventude em Acção que mereceu a aprovação da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção.

Descrição:

  • Rendez Vous Cultural é um projeto de arte, cultura e experimentação artística que visa descobrir as tradições locais pelo uso de cultura urbana. O projeto tem uma duração de 4 meses, e a atividade será desenvolvida em seis dias (08 a 15) durante o mês de Abril no Município de Vizela – Portugal.
  • Contará com a participação de 10 jovens de Vizela e 10 jovens de Frontignan (França), cidade geminada com Vizela.
  • O Rendez Vous terá uma preparação preliminar cultural, linguística e criativa dos jovens de ambos os países.
  • O encontro cultural dos jovens terá como atividade principal o desenvolvimento de oficinas de criação artística que irá privilegiar a fusão da cultura tradicional com a cultura urbana francesa. As áreas de criação serão a cerâmica, percussão e dança.
  • Os resultados da atividade serão apresentados publicamente para a Comunidade, sob a forma de dois flash mob, animação de rua e através da realização de um espetáculo final.
  • Os resultados das oficinas servirão para divulgar os objetivos do programa Juventude em Ação.
  • Com base no diálogo intercultural, o programa irá promover atividades que levam os participantes a identificar, refletir e comparar as políticas de juventude a nível local, nacional e europeu.

 

Objetivos do projeto:

  • Desenvolvimento de tolerância intercultural de jovens;
  • Aquisição de habilidades artísticas e o uso dessas formas de linguagem como um instrumento de afirmação e intervenção realmente ativa nos seus mundos pessoais e sociais;
  • Criação de futuras parcerias / redes entre os jovens das cidades gêmeas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *