Sociedade, Trofa

Feira Anual da Trofa recebe visita do Presidente da Delta Cafés, Rui Nabeiro e do Secretário Geral do PS, António José Seguro

A grande Feira Anual da Trofa abre as suas portas já esta sexta-feira, 2 de março, pelas 10h00, com a presença de várias entidades, prolongando-se até domingo.

 

Este certame promovido pela Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado com o apoio da Câmara Municipal da Trofa, para promover os produtos do Concelho bem como de toda a região norte, assume-se já como uma das maiores feiras de agropecuárias de todo o País.

 

Pela sua projeção nacional e internacional esta feira recebe a cada ano visitas de todo o país, e este ano não será exceção. Assim, no sábado 3 de março, a Feira Anual da Trofa terá a presença, a partir das 19h00, para a grande noite do certame, do Presidente do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, Rui Nabeiro que poderá assistir ao Campeonato Regional do Norte de Equitação de Trabalho – Prova de Ensino, ao Desfile da Confraria e à grande Gala da Confraria do Cavalo.

 

Já na sexta-feira, a Feira Anual receberá a visita do Secretário Geral do Partido Socialista, António José Seguro, que desta forma visita, uma vez mais, o Concelho da Trofa. O líder do PS nacional vai poder visitar o certame e assistir ao espetáculo das Cavalhadas e da Monumental Garraiada.

 

A Feira Anual da Trofa tem consolidado a sua posição como um dos principais certames da área ganhando um reconhecimento nacional e internacional prestigiante.

 

Estando já na sua 66ª edição, a organização promete uma vez mais um conjunto alargado de atividades que irão certamente atrair milhares de visitantes, como já vem sendo tradição nas edições anteriores.

 

Este ano, os visitantes podem contar com vários concursos e jogos tão típicos deste certame. Ao longo dos três dias vão decorrer o 4º Concurso de preparadores e manejadores da Raça Holstein Frísia, Concurso Pecuário da Raça Minhota, o concurso pecuário da Raça Arouquesa, o 10º concurso Raça Holstein Frísia – animais adultos e animais jovens, concurso pecuário da Raça Barrosã, concurso de modelo e andamento – fêmeas e machos, horse paper, atrelagem, cavalhadas, garraiada, desfile da confraria, gala da confraria e provas a contar para o campeonato regional do Norte de Equitação de trabalho – prova de ensino, prova de maneabilidade e prova de velocidade.

 

A par destes concursos irão decorrer colóquios ao longo dos três dias os quais abordarão temas como explorações leiteiras, novas ferramentas da Plataforma BovInfor, silagem entre outros temas.

 

Durante os três dias de Feira haverá ainda lugar para a parte de animação cultural com um Festival de Folclore que contará com a participação do Rancho Folclórico da Trofa, Rancho Folclórico Santa Eulália Constance, de Marco de Canaveses e o Rancho Folclórico S. Mamede de Seroa de Paços de Ferreira, um concerto da Banda de Música da Trofa, concerto da Associação Cultural da Trofa “Orquestra de Ritmos Ligeiros” que contará com a participação especial da cantora Maria do Sameiro.

 

A Câmara Municipal da Trofa e a Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado associam-se assim, na organização desta feira, que já representa um dos maiores e mais relevantes eventos do Concelho e que a cada edição atrai milhares de visitantes no recinto da Feira Mercado da Trofa, assumindo-se como “um espaço de discussão, de debate, e de contactos comerciais, para a agricultura e pecuária, decisivo para a economia nacional deste sector de atividade”, como defende a Presidente da do Municipio Trofense, Joana Lima.

 

PROGRAMA

 

02 MARÇO /SEXTA – FEIRA

DIA DEDICADO ÀS CRIANÇAS DO CONCELHO DA TROFA

10H00   Inauguração com entidades oficiais

10H30   3.º Concurso de Preparadores e Manejadores da Raça Holstein Frísia

10H30   Colóquio “Índices técnicos e económicos em explorações leiteiras: Quais, Como e Quando?” Promotora: Câmara Municipal da Trofa | Oradores: Dr. Luís Figueiredo / Dr. Luís Pinho – Serviços Veterinários Associados

 

14H00   Colóquio “Novas ferramentas da Plataforma BovInfor”

Oradores: Prof. Júlio Carvalheira / Dr.ª Adriana Pereira

Promotora: ANABLE / ABLN / CIBIO-UP

15H00   Colóquio “PAC após 2013” – Promotora: CONFAGRI/ Cooperativa de Agricultores dos Concelhos de Santo Tirso e Trofa

16H00   Colóquio “Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar (PARCA)” Promotora: DRAPN

17H00   Colóquio “Recria de Vitelos e Novilhas” – Promotora: Provimi

21H00   Cavalhadas

22H30   Monumental Garraiada

 

 

03 MARÇO /SÁBADO

09H00   Concurso de Modelo e Andamentos – Fêmeas

10H00   Concurso Pecuário da Raça Minhota

10H30   Colóquio “Os parâmetros para escolher uma variedade do milho silagem”

Oradora: Sílvia Benquerença | Promotora: Monsanto/Dekalb

11H30   Colóquio “Conservantes e inoculantes em silagem da erva e milho. Aspetos práticos” Orador: Dr. Engº. Mário Garcia Jimenez

Promotora: 3F – Feed & Food

13H30   Concurso de Modelo e Andamentos – Machos

14H00   Concurso Pecuário da Raça Arouquesa

14H30   10.º Concurso Raça Holstein Frísia – Animais Jovens

15H00   Festival de Folclore

-Rancho Folclórico da Trofa

-Rancho Folclórico Santa Eulalia Constance – Marco de Canaveses

-Rancho Folclórico S. Mamede de Seroa – Paços de Ferreira

16H45 Coloquio “Conceito FIBRALAC” – Menos Seleção do Alimento, Menos Acidose, Maior Digestibilidade”  Orador: Dr. Diego Martinez del Olmo/Saprogal

19H00   Campeonato Regional do Norte de Equitação de Trabalho – Prova de Ensino

22H00   Desfile da Confraria

22H30   Gala da Confraria do Cavalo

 

04 MARÇO /DOMINGO

09H00   Campeonato Regional do Norte de Equitação de Trabalho – Prova

de maneabilidade

10H00   10.º Concurso Raça Holstein Frísia – Animais Adultos

Concerto “Banda de Musica da Trofa”

10H15   Concurso Pecuário da Raça Barrosã

10H30   Horse Paper

13H00   Atrelagem

15H00   Concerto da Associação Cultural da Trofa “Orquestra de Ritmos Ligeiros”

Com participação especial de ”Maria do Sameiro”

16H00   Concurso de Modelo e Andamentos – Campeão Macho, Campeão Fêmea, Campeão dos Campeões, Melhor Criador, Melhor Apresentador

16H30   Campeonato Regional do Norte de Equitação de Trabalho – Prova

de Velocidade

19H00   Encerramento

 

29 ABRIL /DOMINGO

15H00   Grande Corrida de Cavalos a Galope

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *