Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Centro de Convívio abre em Fontarcada na Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em conjunto com a Junta de Freguesia de Fontarcada, vai inaugurar o Centro de Convívio de Fontarcada já no próximo dia 10 de março, pelas 15h00.

 

Este Centro vai funcionar inicialmente nas instalações da Junta de Freguesia às segundas-feiras, das 9h00 às 11h00, e às quintas – feiras, das 14h40 às 16h30. Posteriormente, o Centro de Convívio de Fontarcada vai funcionar na Residência Paroquial.

 

Os Centros de Convívio foram criados em 2010 pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Objetivo: contribuir para a ocupação dos tempos livres dos munícipes, de todas as idades, com atividades de carácter lúdico e recreativo. Cedo se percebeu que o combate à solidão, sobretudo dos nossos seniores, é uma das principais virtudes desta resposta social, que não é mais do que um projeto de afetos, para pessoas que, de alguma forma, estavam isoladas em suas casas, nas suas freguesias. Agora, saem, conversam, socializam e sentem-se contentes. “Adoro este Centro de Convívio e estou aqui com o meu marido”, referiu Maria da Graça Araújo, utente do Centro de Convívio de Esperança, numa opinião, por certo, partilhada pelos utentes deste projeto.

 

Atualmente, já são cerca de 100 os utentes nos quatro Centros de Convívio entretanto criados no âmbito desta rede. O primeiro a ser criado foi o de Esperança, inicialmente nas instalações da Junta de Freguesia e depois nas da escola primária, entretanto encerrada. Surgiu depois o Centro de Convívio de Vilela, também na sede da Junta de Freguesia. Nas freguesias de Friande, a terceira a receber o Centro de Convívio, e de São João de Rei, a quarta a receber esta resposta social, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso optou por recuperar as antigas instalações das escolas primárias, que se encontravam devolutas, adaptando-as para receber os utentes e as atividades dos Centros de Convívio. Fontarcada é pois a próxima freguesia do concelho a poder contar com o seu Centro de Convívio. Este projeto conta com a parceria preciosa das Juntas de Freguesia.

 

Os Centros de Convívio funcionam em freguesias onde não existem respostas similares, por exemplo, ao nível de Centro de Dia ou de Lar. Duas tardes ou manhãs por semana, os utentes, orientados por monitores, participam não só nas atividades regulares propostas como animação com riso, dança, teatro, trabalhos manuais, ginástica geriátrica ou música tradicional, de entre outras, como nos serviços que lhes são disponibilizados ao nível de enfermagem, nutrição e psicologia. Para além disto, têm sido presença assídua nas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso para este tipo de público ou para a população em geral, como as atividades mensais promovidas pelo Pelouro da Acção Social dirigidas às entidades do concelho que trabalham com a população sénior ou como os Encontros de utentes dos Centros de Convívio, por exemplo.

 

O contentamento dos utentes é o que motiva os decisores políticos e os técnicos a continuarem empenhados e comprometidos com este projeto, cuja finalidade principal é melhorar a qualidade de vida das nossas populações.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *