Borba, Sociedade

Rastreio do Cancro da Mama no concelho de Borba

Entre os dias 3 de Fevereiro e 8 de Março decorre, no concelho de Borba, o Rastreio do Cancro da Mama, promovido pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da autarquia local.

O Rastreio do Cancro da Mama realiza-se, pela sexta vez em Borba, tendo-se constatado, ao longo das anteriores voltas de rastreio, que a taxa de participação das mulheres do concelho se cifra na ordem dos 71,34%. Têm-se verificado que a utilização da Unidade Móvel de Rastreio em algumas freguesias e, consequentemente, a deslocalização do rastreio resulta num aumento considerável da taxa de participação, com benefícios claros para as mulheres.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), associação cultural e de serviço público fundada em 1941, tem, entre outras, a finalidade de promover a prevenção do cancro, destacando-se o cancro da mama, expresso pela elevada taxa de mortalidade, sendo, por isso, um importante problema de saúde para a população portuguesa. No sentido de atenuar o flagelo que representa esta patologia, a Liga Portuguesa Contra o Cancro criou o Programa de Rastreio do Cancro da Mama, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro, tendo como objetivos a deteção do cancro da mama num estádio o mais precocemente possível, aumentando as possibilidades de cura, proporcionando um tratamento menos agressivo, incrementando a sobrevivência com maior qualidade de vida e diminuindo a mortalidade desta doença.

Para a consecução deste programa são utilizadas unidades móveis e fixas, guarnecidas por técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respetivos exames às mulheres, convidadas a participar através de carta personalizada, com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos, grupo etário a que se destina o rastreio. Posteriormente, os exames são avaliados por uma equipa de médicos radiologistas, que elaborarão os respetivos relatórios.

O exame é rápido, fácil e gratuito. Para mais informações está disponível a Linha Cancro, de segunda a sexta-feira, entre as 09h e as 22h, através do número 808 255 255 ou do e-mail [email protected]pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.