Sociedade

Qualidade e rigor português validados por compradores internacionais

A qualidade, o rigor e o preço são alguns dos predicados que os compradores internacionais atribuem ao produto português. A Federação Russa, mas também a Escandinávia (Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia), a vizinha Espanha e as estreantes Bolívia, Chipre e Croácia constam de uma lista de mercados já confirmados – num total de 300 convites endereçados a compradores internacionais, oriundos de 25 países – e que integram o mapa de visitas à EXPORT HOME – Mobiliário, Iluminação, Têxteis Lar e Artigos de Casa para a Exportação e à INTERDECORAÇÃO – Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde, de 15 a 19 de Fevereiro (das 10h00 às 20h00).

Comitiva russa é a mais expressiva

O idioma que, provavelmente, se ouvirá com maior frequência será o russo. A comitiva da Federação Russa integra 20 compradores, entre eles está Pavel Annekov, o comprador da Uptrend Company, empresa especializada no sector Horeca (hotelaria, restauração e cafetaria), que trabalha para mais de 150 hotéis e restaurantes de renome em Moscovo. Annekov traz na “bagagem” algum conhecimento do mobiliário português: «Há uma boa combinação entre qualidade e preço», diz Annekov, acrescentando que procurará na feira «novos fornecedores de mobiliário para hotéis e restaurantes».

Também conhecedor do mobiliário português, Håkan Nilsson, presidente da Thesign Scandinavia, empresa sueca, repete a participação à EXPORT HOME e revela alguns dos planos que tem para a visita. «Conhecer novas empresas com as quais possamos trabalhar como distribuidores na Escandinávia e, talvez, encontrar produtores para as nossas próprias marcas». Nilsson vai estar atento, sobretudo, ao mobiliário de escritório e a peças de cerâmica.

Em estreia no solo português estará o fundador e designer do Studio Sueco Fredrik Paulsen. O criador vai tentar adquirir, na EXPORT HOME, o conhecimento que lhe falta sobre o mobiliário português e a sua indústria. Para já avança com a ideia de uma certa «habilidade no fazer português» e, à semelhança de outros certames internacionais nos quais participa, aproveitará para estabelecer contactos. «É uma maneira muito importante de encontrar empresas que colaborem connosco. Estamos à procura de empresas com conhecimento em fabrico de cortiça», revela Frederik Paulsen.

Da Escandinávia regista-se ainda a presença de duas empresas norueguesas: a Hødnebø Contract e a Ruys Interieurs. Com mais de 100 anos no mercado, a Hødnebø Contract procurará encontrar «fabricantes interessantes e diferentes, que tenham boa qualidade e bons preços», adianta Janne Nymann, uma das responsáveis que marcará, pela primeira vez, presença na EXPORT HOME. Já a Ruy Interiores, empresa especializada em projetos de interiores para a alta decoração (segmento de luxo), com trabalhos realizados para o governo holandês, um projeto de decoração no palácio real, procura mais conhecimento sobre o mercado português. Gonçalo Pyrrait, designer de interiores e representante da Ruys Interieurs na EXPORT HOME, diz-se «curioso em ver o que se faz neste momento em Portugal», sobretudo em «mobiliário de alta qualidade (moderno e clássico), têxteis, tapetes e papéis de parede».

Mercado tradicional do mobiliário português, França aparece na configuração do mapa de visitas à EXPORT HOME num dos lugares cimeiros. Este ano aguarda-se a presença de 10 compradores. Sébastien Sodter, representante do grupo ATLAS, é uma das visitas confirmadas. Em estreia à cidade e à feira, o chefe de produto de mobiliário da ATLAS tem como objetivo «encontrar um ou dois novos parceiros, sobretudo para a parte do mobiliário contemporâneo contraplacado». Apesar de já trabalhar o mercado português, a ATLAS quer reforçar o peso dos fornecedores portugueses.

A EXPONOR estima receber 24 mil visitas, sendo que mais de mil profissionais do mobiliário e decoração serão estrangeiros. O evento terá uma área bruta de 24.282 m2 (do pavilhões 2 a 6), preenchida por 200 empresas.

Informações Úteis:

24.ª edição da EXPORT HOME – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação

14.ª edição da INTERDECORAÇÃO – Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde

Data: De 15 a 19 e Fevereiro 2012

Horário: 10 – 20 horas

Local e organização: EXPONOR –  Feira Internacional do Porto

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *