Sardoal, Sociedade

Procissão e leilão de fogaças no S. Sebastião, em Sardoal

A Paróquia de Santiago e São Mateus e a comunidade cristão de Sardoal vão levar a efeito a tradicional Festa de S. Sebastião, no próximo domingo, dia 5 de fevereiro, pelas 15 horas.
O cortejo religioso sairá da Capela de S. Sebastião, situada na zona antiga das Olarias, a caminho da Igreja Matriz, acompanhado pela Filarmónica União Sardoalense, integrando os andores com as fogaças (bolos confecionados especialmente para esta festividade) e outras oferendas doadas pela população local (fruta, azeite, enchidos, produtos agrícolas, etc.).
Haverá missa à qual se seguirá um animado leilão dessas fogaças, no Adro da Igreja Matriz, sendo estes momentos caracterizados como um dos pontos altos desta manifestação. O lucro obtido com as vendas reverte para as atividades da paróquia. Este ano servirá para minimizar os custos com um equipamento sonoro adquirido para a Matriz.
S. Sebastião foi um soldado romano, tornado Mártir nas guerras por via da sua cristandade. No Sardoal, esta festa terá sido instituída em meados do século XVI, em agradecimento à cura de uma epidemia que aqui grassava. Durante a guerra colonial (1960-1974) o andor do Santo Mártir Sebastião era transportado pelos ex-combatentes sardoalenses regressados das missões em África. Atualmente é conduzido pelos Bombeiros Municipais, fardados a rigor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *