Celorico de Basto, Cultura

População de Celorico de Basto deslocou-se em massa para assistir concurso “Vamos Cantar as Janeiras”

Decorreu, dia 29 de Janeiro, a XII edição do concurso “ Vamos cantar as Janeiras”, no pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3/S de Celorico de Basto com uma grande multidão de pessoas a assistir à interpretação das músicas levadas ao palco pelos diversos grupos.

Trajes tradicionais, letras e músicas feitas propositadamente para o momento marcaram mais uma edição do concurso de cantares das janeiras, uma tradição que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, é para manter. “A tradição das Janeiras já faz parte da nossa cultura local, vamos na XII edição de um concurso que junta as gentes vindas de todos os pontos do concelho criando um ambiente de confraternização, convívio e partilha de tradições”, referiu.

“Temos por objetivo não deixar cair no esquecimento aquilo nos marca, que nos carateriza e que nos identifica e em simultâneo, temos a obrigação de proporcionar momentos culturais únicos a todos como forma de ajudar a ultrapassar as dificuldades económicas que nos assolam,”mencionou o autarca. “Esta demonstração de tradições já faz parte da agenda cultural há 12 anos e ficará por muitos mais porque é nosso dever proporcionar à comunidade o gosto de pertença a um concelho que tudo faz na promoção do seu bem-estar. Esta alegria visível no rosto de cada um é, para nós, uma motivação extra para continuarmos a fazer sempre mais e melhor”, rematou o edil.

O pavilhão encheu mais uma vez e mostrou que a tradição contínua viva junto da comunidade que não quis perder o momento.

 Este ano o concurso contou com a participação de 13 grupos a referir: A associação de Estudantes da Escola Básica da Gandarela, as Concertinas de Agilde, o grupo ADIR – CDL, a Associação Cultural e Recreativa de Borba da Montanha, o Grupo Folclórico dos Amigos do Castelo, os Rouxinóis de Agilde, As Celoricenses, A Freguesia de Britelo, ASRCD Castelo em Movimento, a Universidade Sénior, o Grupo Coral do Rego, o Grupo de Carvalho e o Rancho Recreativo e Cultural de Canedo de Basto.

Nesta edição o primeiro prémio foi atribuído ao “Grupo de Carvalho” que interpretou a música “Nasceu o menino”tendo assim arrecadado a quantia de 500€ e uma salva de prata os restantes grupos receberam um prémio de participação. No cômputo geral a qualidade foi notória em todos os grupos participantes o que dificultou a escolha do vencedor. Todos procuram ser os melhores e a qualidade tem-se feito notar de ano para ano.

Os prémios foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, pelo presidente da Assembleia Municipal, António Marinho Gomes e pelo presidente do júri do concurso, Paulo Mota.

O concurso regressa para o ano onde não faltará a tradição, a alegria e o convívio entre as gentes do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *