Felgueiras, Sociedade

Argumentista do filme “Os Esquecidos” debateu o tema pobreza nas Casa das Artes em Felgueiras

A Casa das Artes exibiu na sexta-feira, 27 de Janeiro, um documentário que retrata a pobreza do Porto, intitulado “Os Esquecidos”, numa iniciativa da Rede Social, em parceria com a ACLEM- empresa municipal.

O filme realizado pelo jornalista e colaborador do jornal Expresso, Pedro Neves teve como argumentista o Assistente Social felgueirense, José António Pinto, que esteve presente na sessão e debateu a temática social.

Na altura a vereadora da Coesão Social, Carla Meireles, sublinhou que com este tipo de iniciativas “pretende-se consciencializar a população para uma maior sensibilidade social”.

O argumentista do filme, José António Pinto, felicitou a organização e elogiou o trabalho que está a ser desenvolvido no concelho. “ Fico feliz por estar no meu concelho e por ver esta terra com maior destaque nacional pelas boas razões. Felgueiras é um concelho que tem tido dinamização económica, desenvolvimento económico e uma grande dinâmica cultural ”.

José António Pinto salienta que com este tipo de iniciativas é mais fácil passar a mensagem “A comunicação é um bom instrumento para educar e consciencializar. Através da arte conseguimos chegar perto das pessoas, educar e dar visibilidade às fragilidades sociais”.

O documentário foi partilhado com as instituições de solidariedade social e todas as entidades que integram o Conselho Local de Acão Social de Felgueiras, (representantes da Câmara Municipal de Felgueiras, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, da Casa do Povo da Lixa, do Contrato Local de Desenvolvimento Social, do Centro de Saúde de Felgueiras, da Segurança Social (NLI), da Associação Bairro João Paulo II, da Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, do Centro Social Nª Srª Pedra Maria, da Associação da Casa do Povo de Jugueiros, da Associação da Casa do Povo da Longra, da Associação ARES, da Associação Desenvolvimento Social F. Margaride, do Centro Juvenil de Sº José, da CERCIFEL, da Delegação da Cruz Vermelha de Felgueiras, da SIRGO, da Associação Casas Sº Vicente de Paulo, do Agrupamento de Escolas de Lagares, da Escola Secundária de Felgueiras, da Conferência Vicentina de Sº Martinho de Penacova, do Centro Social e Paroquial Divino Salvador de Moure, da Província Portuguesa para a Congregação, da UCC de Felgueiras, do Agrupamento de Escolas de Airães, do Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra, do Agrupamento de Escolas D. Manuel Faria e Sousa, da Escola Secundária da Lixa e da Escola Profissional de Felgueiras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *