Palmela, Sociedade

Palmela promove 11º Curso sobre Ordens Militares

A Biblioteca Municipal de Palmela recebe, a 11 e 12 de Fevereiro, o 11º Curso sobre Ordens Militares, numa organização da Câmara Municipal de Palmela (GEsOS – Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago) e da Universidade de Évora (CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora). Dedicado ao tema “As Ordens Militares e o Sul da Península Ibérica”, o curso pretende ajudar a conhecer e explicar as marcas patrimoniais (sociais, económicas e religiosas) da influência das Ordens Militares em Portugal e, em particular, a Sul do Tejo, onde essa influência foi mais continuada no tempo.

Vários especialistas portugueses apresentarão os resultados da investigação mais recente sobre o tema, sob consultoria científica da Prof. Doutora Fernanda Olival, do CIDEHUS da Universidade de Évora. Além das palestras, o programa propõe uma visita guiada à exposição “Pórtico Virtual: As Chaves do Restauro do Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela”, patente na Igreja de Santiago, Castelo de Palmela, no âmbito do programa “Mostra Espanha”, e uma viagem de estudo à Rota do Fresco, com visitas guiadas a vários monumentos alentejanos.

A encerrar o programa de conferências, destaque, ainda, para a assinatura de um Acordo de Colaboração entre o Município de Palmela e o IGESPAR, com vista à organização do Encontro Internacional «Castelos das Ordens Militares», e para o lançamento das Actas do VI Encontro sobre Ordens Militares, realizado em 2010, sob o tema “Freires, Guerreiros, Cavaleiros”, com a participação de sete dezenas de oradores de todo o mundo.

Palmela, sede história da Ordem de Santiago em Portugal até à sua extinção, promove, desde 1989, um conjunto de iniciativas regulares sobre Ordens Militares, bem como o incremento e divulgação da pesquisa sobre o tema.

 

O 11º Curso sobre Ordens Militares é aberto de todos os interessados. A participação tem o valor de 10 euros para o público geral, 5 euros para estudantes e sócios do Grupo de Amigos do Concelho de Palmela e é gratuita para professores que leccionem no concelho e estudantes que estudem ou residam no concelho. A visita da Rota do Fresco tem o custo de 15 euros (30 euros com almoço incluído), a pagar directamente à empresa promotora. As inscrições devem ser efectuadas até 9 de Fevereiro através do envio do impresso próprio (www.cm-palmela.pt) via e-mail (patrimonio.cultural@cm-palmela.pt) ou fax (212336641), procedendo-se ao pagamento na abertura do curso, ou através de correio postal, com cheque endossado à Câmara Municipal de Palmela, para:

 

Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago

Câmara Municipal de Palmela

Largo do Município

2954-001 Palmela

 

 

Programa:

 

Sábado, 11 de Fevereiro

 

09h00 Recepção aos participantes e entrega de documentação

 

09h30 Sessão de Abertura

 

10h00 Hermenegildo Fernandes (FL/UL) – “As Ordens Militares e a Reconquista no Sul da Península Ibérica”.

 

10h30 Pausa

 

11h00 Luís Filipe Oliveira (UAlgarve) – “Uma dimensão esquecida: as Ordens Militares e as Cidades”

 

11h30 Hermínia Vasconcelos Vilar (UE; CIDEHUS) – “Entre bispos e cavaleiros no Sul Peninsular”
12h00 Mafalda Soares da Cunha (UE; CIDEHUS) – “As comendas da Casa de Bragança”

 

12h30 Debate

 

13h00 Pausa para almoço

 

14h30 Visita à exposição «Pórtico Virtual. As Chaves do Restauro do Pórtico da Glória na Catedral de Santiago de Compostela» (Igreja de Santiago – Castelo de Palmela)

 

15h30 Fernanda Olival (UE; CIDEHUS) -“A presença das Ordens Militares no Sul do território português (séculos XVI-XVIII)”

 

16h00 Paulo Simões Rodrigues (UE; CHAIA), “A criação de um património: da nacionalização à valorização da arte e arquitectura das Ordens Militares”.

16h30 Pausa

 

16h50 Marta Alexandre (FL/UL) – “Do Convento de Avis ao Centro Interpretativo da Ordem de Avis: evolução funcional e identidade-perspectivas de uma requalificação”

 

17h20 Debate

 

18h00 Assinatura de Acordo de Colaboração entre o Município de Palmela e o IGESPAR

(organização do Encontro Internacional «Castelos das Ordens Militares»)

 

           Lançamento das Actas do VI Encontro sobre Ordens Militares

Apresentação pela Professora Doutora Fernanda Olival – Universidade de Évora

 

Moscatel de Honra

 

 

2º dia: Domingo, 12 de Fevereiro

 

Visita de Estudo «Rota do Fresco», orientada pela Dr.ª Catarina Valença

 

09h00 Partida de Palmela (junto ao Cine-Teatro S. João)

10h30 Santuário de Nossa Senhora de Aires e Castelo de Viana do Alentejo

11h30 Ruínas Romanas e Santuário de S. Cucufate

13h00 Almoço

15h00 Igreja Matriz de Cuba

16h30 Igreja Matriz de Alvito

17h30 Regresso a Palmela

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *