Gondomar, Sociedade

Distinção a D. Manuel Clemente em Gondomar

Houve consonância de discursos na cerimónia de entrega da Medalha da Cidade de Gondomar (Grau Ouro), a que corresponde o título de “Cidadão de Honra de Gondomar”, a D. Manuel Clemente, Bispo do Porto. Valentim Loureiro, em primeiro lugar, defendeu que a função dos políticos é “ajudar a resolver os problemas das pessoas e das instituições”. Pouco depois, D. Manuel Clemente, referiria que, pela sua ação – e não apenas pelas palavras – pretende conseguir “um futuro mais justo, solidário e próximo”.

Estas foram algumas das frases que marcaram a cerimónia de entrega da Medalha de Honra da Cidade de Gondomar a D. Manuel Clemente. A decisão, que resulta da aprovação, por unanimidade, em reunião de Executivo, visava prestar tributo ao papel do Bispo do Porto. Que, como referiu Valentim Loureiro, “ao mesmo tempo que leva a cabo a sua missão pastoral, e nas várias vindas a Gondomar, sempre revelou uma grande preocupação com a vida das pessoas – sendo uma referência ética para os gondomarenses e para a sociedade portuguesa”.

Valentim Loureiro classificou D. Manuel Clemente como “um homem aberto, de oração, mas, também, de ação”, alguém que, disse o Presidente da Câmara, “não se fica pelas palavras…”. D. Manuel Clemente, depois de receber a Medalha de Honra da Cidade (Grau Ouro), referiu-se a Gondomar como um local onde tem encontrado “coisas magníficas, quer na área social, desportiva ou cultural”, acrescentando que “este é um concelho humanista e humanizador”. Recorde-se que D. Manuel Clemente está, desde 2 de dezembro de 2011, a efetuar uma Visita Pastoral à Vigararia de Gondomar.

O Bispo do Porto quis, no final da cerimónia, deixar uma mensagem no “Livro de Honra” do Município. E quis, também, ler publicamente a mensagem. Um texto no qual diz “A Gondomar, aos seus munícipes e autarcas, pulsando no mesmo ‘Coração de Ouro’ com que se serve a todos e cada um, tornados verdadeiramente próximos!”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *