Desporto, Palmela

Orientação: Formação e Competição em Palmela

No dia 4 de Fevereiro, sábado, as escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo promovem, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, a actividade “Orientação: Formação e Competição”. Com início às 9h15, junto ao Cemitério de Quinta do Anjo, em plena Serra da Arrábida, a actividade é aberta à participação de todos os interessados e, a partir da realização de uma prova local simplificada do calendário do Desporto Escolar, pretende divulgar a prática da modalidade junto do público em geral. Trata-se de um evento para todas as idades, que integra uma prova escolar, percursos abertos de Orientação Pedestre e Ori-BTT e ateliers de iniciação à modalidade, numa iniciativa que se espera repleta de boa disposição e marcada pelo encontro de gerações. Estarão presentes os atletas mais representativos do concelho, que ajudarão os participantes a dar os primeiros passos na modalidade.

 

A Orientação é uma modalidade desportiva cujo objectivo é passar por um determinado número de pontos assinalados num mapa e materializados no terreno, habitualmente em floresta, com o auxílio apenas de uma bússola. A modalidade encontra-se em franca expansão no país e está prestes a assinalar duas décadas de actividade no nosso concelho. A acção desenvolvida pelas Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo, há vários anos, tem levado o nome do concelho um pouco por todo o mundo, não só nas competições nacionais e internacionais do Desporto Escolar, mas também ao nível do desporto federado. Hoje é uma das zonas de referência, a nível nacional, assumidas pela Federação Portuguesa de Orientação. Para isso, muito têm contribuído os resultados obtidos pelos nossos atletas, com um considerável rol de títulos nacionais em diversos escalões, posições cimeiras nos rankings nacionais, resultados de grande destaque em competições mundiais e atletas regularmente chamados aos trabalhos das selecções nacionais. Também a organização regular de actividades abertas à população no concelho, nomeadamente o Troféu das Vindimas, o Troféu Vila de Pinhal Novo e o Orifamília, com muitos anos de oferta assídua de oportunidades de prática, tem contribuído para este reconhecimento, dentro e fora do concelho. Recordamos que Palmela receberá, em 2014, os Campeonatos Europeus de Orientação Pedestre e de Orientação de Precisão.

 

Os interessados devem efectuar a sua inscrição (gratuita) até 2 de Fevereiro para o endereço ricardom.chumbinho@espalmela.net.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *