Sardoal, Sociedade

Moinhos de Vento de Entrevinhas em fase final de recuperação – Sardoal

O núcleo de Moinhos de Vento de Entrevinhas (composto por quatro unidades) está já na fase final da sua recuperação, devendo entrar em funcionamento durante os próximos meses de verão, enquadrando festividades tradicionais daquela aldeia do concelho de Sardoal.
O moinho principal, que será usado para demonstração das antigas técnicas de moagem, já possui o grande mastro, o capelo (cobertura), bem como a entrosga, carretos e eixos que compõem a engrenagem interior que faz mover as mós.
Outra das unidades foi adaptada para instalações sanitárias, enquanto as restantes duas estão reservadas para apoio a atividades (pequeno bar e centro de documentação).
Este projeto foi dinamizado pela Junta de Freguesia de Sardoal, em parceria com o Município, com enquadramento da Associação TAGUS, no âmbito do PRODER, um programa da União Europeia para o desenvolvimento do meio rural. Ascende a um custo de 55 mil euros, sendo que 60% desta verba advirá dos fundos comunitários e o restante do orçamento da junta.
Este projeto resulta da continuidade de outro projeto que foi concretizado em 1999 (pelas mesmas entidades), cujo objetivo se centrou na rentabilização destes Moinhos de Vento como fatores de desenvolvimento económico, cultural e sociopedagógico. Na ocasião, todo o espaço envolvente (um miradouro natural num cenário de sonho) foi qualificado e valorizado.
Todavia, a marcha do tempo não poupou as estruturas em madeira dos moinhos, desgastando-as e envelhecendo-as, pelo que agora foi necessário proceder a nova recuperação. Os trabalhos estão a ser feitos por um especialista na construção de moinhos, credenciado pelo Ministério da Agricultura.
A animação deste núcleo de moinhos de vento pretende ainda constituir-se como importante fator da paisagem rural do concelho, cumprindo o conceito de “museu vivo”, de defesa do ambiente e da preservação de aldeias e aglomerados populacionais

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *