Felgueiras, Sociedade

Iniciaram-se as obras do Percurso do Calvário em Felgueiras

A Câmara Municipal está a proceder a obras de fundo que visam melhorar as condições de circulação, numa das mais importantes ligações entre o centro da cidade de Felgueiras e o monte de Santa Quitéria, um dos mais importantes locais de turismo religioso do concelho.

A intervenção no arruamento “Percurso do Calvário”, orçada em cerca de 500 mil euros, desenvolve-se desde a Praça do Cemitério até ao Santuário de Santa Quitéria, numa extensão de 560 m.

O presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, justifica o investimento autárquico para a concretização da obra. “O Monte de Santa Quitéria e o seu percurso do Calvário são uma das grandes atrações turísticas e religiosas de Felgueiras, daí a preocupação em tornar aquele acesso mais seguro e mais agradável, que motive a uma maior circulação e que impulsione uma maior dinâmica na área abrangida e envolvente”.

O autarca sublinha que “a intervenção neste percurso tem como finalidade a continuação do acesso às Capelas numa perspetiva pedonal, mas em condições de mobilidade mais satisfatórias e menos penosas para os peregrinos”.

O projeto que está a ser levado a cabo consiste na requalificação integral de todo o percurso que é constituído por 8 capelas.

A intervenção tem início na rua da Alegria e Praceta do Cemitério e estender-se-á até à igreja de Santa Quitéria.

A obra contempla diversas ações, entre elas, a pavimentação de todo o percurso, a requalificação da zona das Capelas, a criação de escadas de acesso como percurso alternativo, a construção de muros de suporte, a criação de um parque de estacionamento na Praça do Cemitério, a implementação de sistema de drenagem de águas pluviais, entre outras.

Proceder-se-á também à reflorestação e qualificação de todo o percurso, incluindo as áreas envolventes das capelas, elementos de elevado interesse, até ao Santuário.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *