Educação, Marinha Grande

Atividades de sensibilidade ambiental na Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande está a realizar atividades de sensibilização ambiental nos estabelecimentos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho. Alertar para a importância da recolha seletiva e assinalar o Ano do Morcego, são os temas trabalhados em janeiro.

 

Os ateliers inserem-se no Plano de Atividades de Sensibilização Ambiental, elaborado pela Divisão de Ambiente, Serviços Urbanos e Proteção Civil da autarquia.

 

Integrado no âmbito do Ano do Morcego (2011 – 2012), aquele serviço tem assegurado uma abordagem teórica ao tema e a realização de origamis e espanta-espíritos com morcegos, feitos com cartão, tampas de frascos e cápsulas de café, de forma a incutir interesse no único mamífero que voa e na reutilização de material.

 

O Ano do Morcego insere-se na Convenção de Bona sobre a Conservação das Espécies Migradoras Pertencentes à Fauna Selvagem e do Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus – EUROBATS. Pretende promover a conservação, investigação e educação sobre as quase 1200 espécies de morcegos que existem no mundo, cerca de metade das quais se encontra ameaçada de extinção.

 

No mês de Janeiro foi iniciado o atelier “Recolha Seletiva”, que tem como objetivos sensibilizar para a redução da produção de resíduos, promover a reutilização de materiais e sensibilizar para a correta separação de resíduos. Neste âmbito é realizada uma atividade de separação de resíduos.

 

Até ao final do presente ano letivo serão realizados projetos relacionadas com a comemoração de datas específicas (Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Floresta, Dia Mundial da Água e Dia Internacional da Biodiversidade) e atividades permanentes de sensibilização ambiental relacionadas com a recolha de óleos alimentares usados, compostagem doméstica, o ar e as plantas aromáticas e medicinais.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *