Sociedade, Trofa

Plantação de árvores na Sardoeira regressa a 28 de janeiro e apela à participação popular – Trofa

A Câmara Municipal da Trofa aderiu, em 2011, ao projeto 100 mil árvores, iniciativa do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.PORTO) uma rede com entidades públicas e privadas que atuam na área da educação-ação dos cidadãos para um futuro mais sustentável.

 

A área abrangida no Concelho da Trofa representa uma parcela de cerca de 13 hectares da Quinta da Sardoeira, um povoamento ajardinado misto, de carvalho e medronheiros, com 60% da área clareira. Ardeu em 2010 e agora vai ganhar cerca de 4500 carvalhos, sobreiros, castanheiros e nogueiras. Seguindo-se depois o monte de Paradela e uma parcela no monte de S. Gens.

 

Desde o início deste programa que já foram plantadas na Trofa mais de 1200 árvores nas primeiras plantações. Depois do sucesso das primeiras plantações a Autarquia Trofense promove uma nova iniciativa já no próximo dia 28 de janeiro de manhã, na Sardoeira.

 

A Câmara Municipal da Trofa convida toda a população a participar nestas plantações e contribuir para um Concelho mais verde. Esta ação procura ainda a promoção, criação e manutenção de bosques autóctones.

 

Os interessados em participar em qualquer uma das datas de plantação devem fazer a sua inscrição prévia on line através do link: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGlObHA1Z2FLSkdudEZiaDIyS3BYdmc6MQ.

 

No âmbito deste projeto pretendem-se reflorestar 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100 mil árvores de espécies espontâneas da região, ao mesmo tempo que se espera informar e formar os cidadãos da região sobre a floresta (história, benefícios, características, gestão) e estimular o voluntariado florestal, não só no Concelho da Trofa, mas em toda a Área Metropolitana do Porto.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *