Borba, Sociedade

Município de Borba estabelece parceria para avaliar a situação energética dos edifícios

Foi aprovado, por unanimidade, em Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal de Borba, de 18 de Janeiro de 2012, o Protocolo de Cooperação a estabelecer entre a Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo (ARECBA) e o Município de Borba.

O Protocolo supracitado visa estabelecer uma parceria local entre ambas as entidades e surge no âmbito do Projeto ALTERCEXA II – “Medidas de atenuação e adaptação às mudanças climáticas através da promoção de energias alternativas no Centro, Alentejo e Extremadura (Fase II)”, que resultou de uma candidatura ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP) 2007-2013 (2ª. Convocatória).

Com este projeto pretende-se dotar o Município de Borba de informações precisas, através da realização de um diagnóstico energético aos edifícios da Câmara Municipal. Pretende-se analisar a situação energética atual dos edifícios e infraestruturas identificadas pelo Município e, a partir daí, analisar quais são as possíveis melhorias a introduzir.

Entre outros aspetos, o diagnóstico a apresentar pela ARECBA deve contemplar indicadores como a descrição dos edifícios e dos sistemas de climatização e AQS (Águas Quentes Sanitárias), a situação energética atual, a melhoria dos sistemas de climatização e AQS, a melhoria dos equipamentos de produção, a melhoria no uso das instalações, medidas de poupança energética em iluminação, verificação da possibilidade de introdução de energias renováveis e análise da fatura energética.

O Protocolo de Cooperação assinado entre o Município de Borba e a ARECBA prevê, essencialmente, a identificação de oportunidades para a otimização de custos associados à utilização da energia e o seu término está previsto para Dezembro de 2012, data em que termina o período de execução do projeto. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *