Ansião, Sociedade

Feira dos Pinhões regressa à Praça do Município de Ansião

A tradicional Feira dos Pinhões regressa no próximo dia 28 de janeiro à praça do município de Ansião. Originalmente uma feira franca, a feira dos pinhões realizava-se tradicionalmente na praça do município e ruas adjacentes, local que deixou há quase trinta anos, realizando-se desde então no mercado municipal. Este ano, o município faz regressar a feira ao seu local original, juntando-lhe artesanato, produtos endógenos e música popular. Um evento que pretende ser um pretexto para o encontro entre as pessoas da vila, do concelho ou de onde quer que venham para visitar Ansião. Aliás, local de encontro e um espaço para as pessoas são as expressões mais indicadas para definir a nova praça do município. Um espaço mais amplo e preparado para acolher diversos tipos de eventos, num ambiente urbano e moderno.

Esta feira dos pinhões começa logo pela manhã e o momento é a inauguração da regeneração urbana da vila de Ansião, a acontecer pelas 11h30. Depois, à tarde, atua na praça o Rancho Folclórico Margaridas da Serra, da Serra do Mouro. Uma feira que se prolonga por todo o dia e que se constitui como um convite a conhecer o que de melhor existe no concelho de Ansião.

Regeneração urbana da vila de Ansião – Uma nova face para a sede do concelho

A inauguração da primeira fase das obras de regeneração urbana da vila de Ansião acontece em plena Feira dos Pinhões, a partir das 11h30, com as presenças do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e do Secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio. Uma inauguração que marca um momento chave nestas obras de regeneração urbana, que têm vindo a alterar a face da vila, qualificando o espaço público e, sobretudo, criando mais qualidade para a presença das pessoas.

A regeneração urbana da vila de Ansião, representa uma transformação profunda na face da vila de Ansião. Mas marca, sobretudo, pela forma como todos os que coexistem na vila se relacionam com o renovado espaço público. Um espaço público valorizado pela prioridade dada ao fator humano em detrimento do automóvel, pela filosofia de vila acessível a todos, pela valorização do património cultural existente e pela complementaridade com a envolvente natural. Uma intervenção que valoriza também a vila como o verdadeiro núcleo da dinâmica económica e social do concelho, aglutinadora portanto das potencialidades e sensibilidades aqui existentes.

A renovada praça do Município de Ansião vai ainda ser palco, em dia de inauguração, de um momento de plena comunhão em torno de um desígnio concelhio. Misturando criatividade com talento, disponibilidade com criatividade e arrojo com partilha, apresentar-se-ão, num momento efémero mas histórico, centenas de pessoas, compondo um quadro que promete entrar para a história local, celebrar o momento e, acima de tudo, unir ainda mais o concelho. Tudo isto com uma imensa…Alegria!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *