Educação, Nelas

“Leitura a par” para pais e filhos em Nelas

No passado dia 18 de Janeiro, pelas 17h30, realizou-se no Centro Escolar de Nelas, uma sessão de informação para pais e encarregados de educação, sobre o projeto “Leitura a par”, resultado de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Nelas, Agrupamento de Escolas e Associações de Pais, de Nelas, dirigido a alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Presidida pelo Vereador da Educação e Cultura, Dr. Osvaldo Seixas, esta atividade teve como objetivo, sensibilizar as famílias para o seu importante papel na aquisição de hábitos de leitura das crianças, reforçando o trabalho efetuado pelos professores em sala de aula. Pretende-se ainda o incentivo da leitura, num contexto emocional agradável e pleno de afetos, que fortaleça o gosto e a compreensão da mesma e os próprios laços familiares.

A leitura foi apresentada como uma competência básica e transversal, capaz de dotar as crianças de mais ferramentas para uma melhor aquisição de conhecimentos, em todas as áreas do saber, que, tal como qualquer outra competência, requer treino, pois aprende-se a ler, lendo e lendo cada vez mais e melhor.

Às cerca das 70 famílias presentes na sessão, propôs-se que disponibilizassem 5 a 10 minutos por dia, para lerem, partilharem histórias, com as crianças, durante 8 semanas consecutivas, com recurso a livros de casa, da Biblioteca Municipal ou da Biblioteca Escolar.

Este Projeto, com início marcado para dia 30 do corrente mês, prevê ainda uma série de atividades paralelas, de entre as quais se destacam um encontro no dia 23 de Fevereiro, na Biblioteca do Centro Escolar de Nelas, para partilha de experiências entre as famílias envolvidas no Projeto e uma festa final de encerramento, após as férias da Páscoa, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Nelas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *