Sociedade, Torres Vedras

4 Praias de Torres Vedras a Concurso – “7 Maravilhas – Praias de Portugal”

O Município de Torres Vedras apresentou a candidatura de 4 praias ao concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. As praias de Santa Helena, Santa Rita, Seixo e Formosa são as selecionadas para integrar este concurso, através do qual se pretende promover a qualidade ambiental do pais, nomeadamente recursos hídricos e beleza da costa, rios e albufeiras, associada à elevação do seu potencial turístico.

Neste sentido, o Município de Torres Vedras selecionou as praias que considerou responderem da melhor forma aos critérios de seleção de 4 categorias, são elas:

– praia urbana: praia de Santa Helena;

– praia de dunas: praia de Santa Rita;

– praia selvagem: praia do Seixo;

– praia de arribas: praia Formosa.

Santa Helena [urbana]

Praia urbana de Santa Cruz, localizada numa extensa área de areal, com excelente qualidade da água, distinguida com o galardão Bandeira Azul, Praia Acessível – Praia para Todos! e servida por infraestruturas modernas e perfeitamente integradas na paisagem. Um dos marcos turísticos e o mais singular cartão de visita da praia é o Penedo do Guincho, formado por uma imponente estrutura rochosa que se destaca das arribas circundantes.

Santa Rita [dunas]

Praia com extenso areal e sistema dunar com estrutura de proteção, que resulta numa paisagem de grande beleza, reconhecida pela excelente qualidade da água e das areias, distinguida com vários galardões como a Bandeira Azul, Praia Acessível – Praia para Todos! e praia com Qualidade de Ouro (Quercus). Dispõe de apoios de praia, com boas estruturas de apoio, o primeiro localizado no topo norte da praia, e o segundo integrado no início da duna primária, perfeitamente enquadrado na paisagem. Integra a Rede Natura 2000 – Sítio Peniche/Santa Cruz, pela presença de habitats prioritários – dunas. O sistema dunar de Santa Rita é constituído em primeira linha pela existência de uma duna primária caracterizada pela presença de plantas adaptadas a condições extremas de seca, temperatura, salinidade e ventos, escassez de nutrientes e água. A fixação de areias pelas espécies vegetais pioneiras (plantas que iniciam a colonização das dunas) permite o aumento da reposição das areias dando origem a uma sucessão ecológica, que se pretende promover e preservar, através do projeto de monitorização das dunas de Santa Rita. O Município de Torres Vedras é reconhecido como destino Quality Coast.

Seixo [selvagem – praia Dourada]

Quando se contempla o extenso areal dourado da Praia do Seixo, descobre-se uma zona de uma beleza quase selvagem, em estado puro, que convida à descoberta da natureza e ao lazer, em busca de momentos de repouso. A praia do Seixo recebeu o galardão “Praia Dourada”, em 1999. Este galardão foi atribuído a praias com valores singulares do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico ou patrimonial, com ambientes naturalizados e reduzido grau de infraestruturação. Esta classificação permitiu a realização de obras e ações de requalificação ambiental, possibilitando a sua fruição e utilização turística em pleno respeito pelas condicionantes de ordem ambiental existentes. O Município de Torres Vedras é reconhecido como destino Quality Coast

Formosa [arribas]

Formando uma pequena, mas muito bela e aconchegante baía, rodeada por altivas e escarpadas arribas, é uma praia muito abrigada que protege os banhistas das nortadas frias, fazendo com que este areal seja frequentado em todas as estações do ano, sendo comum o aparecimento dos primeiros veraneantes no início da primavera.  Praia servida por um extenso, mas estreito areal de areias finas e brancas, com uma baía convidativa para umas pausadas braçadas, com um mar sem fortes correntes. Junto à Rampa dos Crocodilos, quando se dá a elevação da maré, forma-se uma piscina natural indicada para os banhos de mar dos mais pequenos. Devido à sua localização, inserida no meio urbano e, por ser dotada de várias infraestruturas e apoios de praia, torna-se cómoda para os residentes / turistas em Santa Cruz irem a pé até à praia. Dotada de Bandeira Azul, é uma praia vigiada por nadadores-salvadores, com equipamento para socorro e salvamentos, possui um bar com esplanada no final da escadaria de acesso à praia, sanitários públicos, chuveiro de água fria, bebedouro com água potável, parqueamento para automóveis e parqueamento para bicicletas.

O critério de representatividade geográfica está contemplado no regulamento do concurso, estando o concelho de Torres Vedras integrado na região de Lisboa e Setúbal. Assim, até ao próximo dia 25 de janeiro a organização votará as 70 praias pré-finalistas, lista que será tornada pública no dia 7 de fevereiro. Passa-se depois para a 3.ª fase de seleção e as 21 praias finalistas serão conhecidas no dia 7 de maio, arrancando a fase de votação pública.

Para a escolha das praias que têm maior qualidade ambiental, associada ao maior potencial turístico, são tidos em consideração elementos como a “beleza da praia e sua envolvente”, a “qualidade da água e limpeza da praia”, “o estado de conservação dos sistemas naturais (fauna e flora) e sistemas edificados”; “serviços prestados aos utentes da praia”, “espaços públicos de qualidade”, “preservação da identidade local” e “condições naturais para a prática desportiva”.

“7 Maravilhas – Praias de Portugal” é um projeto de caráter privado, de manifesto interesse público, organizado pela sociedade EIPWU, Lda e conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território; da Marinha Portuguesa; e da RTP – Rádio e TV de Portugal.

Informações
www.7maravilhas.pt


Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *