Sociedade, Viseu

Caminho Português Interior de Santiago – Viseu

Concluída a fase de levantamento do terreno e limpeza dos trilhos, no âmbito do projeto do Caminho Português Interior de Santiago (que liga Viseu a Chaves e, por sua vez, cruza a fronteira em direção a Santiago de Compostela), tornou-se premente a sua sinalização, recorrendo, numa primeira fase, à marcação de setas amarelas (símbolo internacional do Caminho de Santiago), que será posteriormente complementada com sinalética direcional.

Desde dezembro de 2011, esta ação tem vindo a ser desenvolvida com a colaboração da Junta Regional de Viseu do Corpo Nacional de Escutas. Por norma, as setas amarelas são pintadas no chão, no lancil dos passeios, em postes da rede de distribuição, em muros, em marcos, em pedras e, por vezes, em pinheiros (quando não existe nenhuma superfície fixa próxima). Atualmente, encontra-se já sinalizado o troço entre Farminhão, S. Cipriano, S. Salvador, Coração de Jesus, Santa Maria, S. José, Abraveses e Campo, estando prevista a conclusão nas freguesias de Lordosa e de Calde até ao final do mês de fevereiro.

Paralelamente à marcação das setas amarelas (indicando o Caminho de Santiago), e na direção contrária, encontram-se marcadas setas azuis, indicando o Caminho de Fátima, outra via de peregrinação com muita tradição no nosso país.

A inauguração oficial do Caminho Português Interior de Santiago está prevista para a próxima primavera competindo a cada um salvaguardar esta sinalização, de forma a garantir que peregrinos e caminhantes possam usufruir de agradáveis trilhos no nosso território municipal sem se perderem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *