Educação, Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso atribuiu Bolsas de Estudo

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso entregou 53 Bolsas de Estudo a alunos povoenses que frequentam o Ensino Superior e o Ensino Secundário no ano letivo de 2011-2012. O valor do investimento é de 37 mil e 400 euros. Assim, aquele apoio irá beneficiar 41 estudantes do Ensino Superior e 12 do Ensino Secundário.

 

A Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, que entregou os cheques respetivos aos bolseiros ou aos seus representantes, destacou uma das novidades deste ano. “Tendo a Câmara Municipal cada vez menos receitas, também tem menos dinheiro para aquilo que é essencial e nomeadamente para as Bolsas,  pelo que temos que adaptar as estratégias à nova realidade. Para não diminuir ao número de Bolsas a atribuir, fizemos um reajuste no valor de cada uma”, explicou.

 

Desta forma, os alunos do Ensino Secundário ficam a receber 30 euros; os do Ensino Superior a estudar fora do distrito, passam a receber 100 euros e os que estudam no próprio distrito receberão 60 euros mensais. “Diminuímos o montante de cada bolsa e, desta forma, podemos atribuir mais 12 Bolsas, beneficiando assim mais 12 famílias, porque o objetivo desta Bolsa não é, com certeza, pagar os estudos, mas é uma pequena ajuda. O regulamento permite que, em cada ano, possamos definir o montante e foi isso que fizemos para não prejudicar ninguém e beneficiar ainda mais pessoas, atendendo à situação em que o país e toda a gente se encontra”, salientou aquela responsável.

 

Outra das novidades é de que os beneficiários serão chamados a participar em programas de voluntariado. “Quem beneficia de algum apoio prestado pela Câmara Municipal, como as Bolsas de Estudo ou os subsídios às rendas, por exemplo, deve dar alguma coisa de si à comunidade, pelo que é natural que os beneficiários depois sejam contactados pelo Banco de Voluntariado para, dentro da sua disponibilidade e apetência, possam também dar algo deles.  O que se pretende não custa nada e é uma forma de beneficiar também outras pessoas”, expressou. A cerimónia de entrega decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 16 de janeiro, pelas 17h30.

 

A atribuição de Bolsas de Estudo integra o Programa de Apoio a Alunos Carenciados, com o propósito de os incentivar a prosseguir estudos e de fomentar o sucesso educativo. Rendimento per capita, aproveitamento escolar e idade estão entre os critérios de atribuição deste apoio social escolar, destinado a alunos matriculados no Ensino Secundário e/ou Profissional e Ensino Superior, residentes no Concelho da Póvoa de Lanhoso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *