Educação, Santa Comba Dão

Alunos da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão assistem a palestra no âmbito do programa parlamento dos jovens

      A 09 de Janeiro, segunda-feira, os alunos da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão assistiram a uma palestra do deputado José Helder Amaral, no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, com o objectivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de actualidade.

      Para além de docentes e alunos da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão, a palestra contou com as presenças de António José Correia Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e do Conselho de Administração da Profiacademus, de António Venâncio, Director Pedagógico da Escola e de Fernando Marques, docente responsável pela dinamização do ProgramaParlamento dos Jovens junto dos alunos da Escola Profissional.

      A palestra decorreu pelas dez horas no Auditório Municipal de Santa Comba Dão e teve como principais objectivos esclarecer os jovens alunos acerca deste programa e do funcionamento da Assembleia da República.

      O Programa Parlamento dos Jovens culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República, preparadas ao longo do ano lectivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação e Ciência, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.

      A abertura da sessão foi conduzida por António Venâncio, Director Pedagógico da Profiacademus, que aproveitou para dar as boas-vindas aos alunos e docentes presentes e para agradecer a presença do deputado José Helder Amaral e de António José Correia na iniciativa.

      De seguida, tomou a palavra António José Correia que se dirigiu aos jovens desejando que esta palestra pudesse servir para que estes retirassem alguns conhecimentos da intervenção de José Helder Amaral.

      José  Helder Amaral dirigiu-se ao público presente na sala, na qualidade de representante da Comissão de Educação e Ciência, o organismo responsável pelo Programa Parlamento dos Jovens, abordando, de forma simples, os prós e contras do tema deste ano: Redes Sociais.

      Ao longo da sua intervenção, o deputado partilhou informações relativas à sua vida pessoal e profissional, incentivando os jovens alunos a terem uma atitude crítica perante as questões que se debatem na actualidade política e a participarem activamente nos debates e no acto eleitoral para o qual se encontram a trabalhar.

      A finalizar a sua intervenção, o deputado José Helder Amaral, apresentou ao público presente o funcionamento e as competências da Assembleia da República e o tipo de trabalho prestado pelos seus membros como, por exemplo, as comissões parlamentares e iniciativas legislativas, o caminho das leis, os debates políticos e as funções de representação dos deputados eleitos.

      No final da palestra, o deputado visitou, a convite de António Venâncio, as instalações da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *