Desporto, Felgueiras, Sociedade

Presidente da Câmara de Felgueiras visita as obras de equipamentos desportivos

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, acompanhado do vereador dos Equipamentos e Espaços Verdes, João Sousa, e de uma equipa técnica, visitou as obras que estão a decorrer nos Pavilhões gimnodesportivos de Moutelas e de Idães, que resultam de um investimento total que ultrapassa os 350 mil euros.

Durante a visita o presidente da Câmara sublinhou a importância de garantir a prática desportiva, com condições dignas para os estudantes que frequentam os pavilhões e para os atletas que usam as infraestruturas desportivas.

O autarca realçou que as infraestruturas existentes tinham que ser aproveitadas e melhoradas, de forma a otimizar os recursos, proporcionar maior conforto aos utilizadores e reduzir os encargos de manutenção. “Estas infraestruturas careciam de intervenções há décadas. A autarquia quer adequar os equipamentos à atualidade e estamos a aplicar materiais que permitem um maior conforto térmico, acústico e uma maior eficiência energética de forma a proporcionar à população um maior conforto aos desportistas.

O Pavilhão Gimnodesportivo de Moutelas encontra-se em avançado estado de degradação e as obras que estão a ser executadas representam um investimento total de 150 mil euros +IVA.

Com esta intervenção a população escolar da EB1 de Moutelas do Instituto Superior de Ciencias Educativas, da Escola Profissional de Felgueiras e do Clube Basket de Felgueiras vão ver cumprido o desejo de ter um pavilhão gimnodesportivo que lhes ofereça todas as condições para a prática de actividade fisisca.

A obra iniciou esta semana e prevê-se que esteja concluída em Junho de 2012.

A recuperação do pavilhão consiste numa intervenção total no edificio e pretende resolver os problemas existentes que afectam directamente os utilizadores.

A execução desta obra envolve a requalificação das paredes exetriores através do seu revestimento com um material que contribua para um melhor isolamento termico.

A caixilharia será toda reposta de forma a proporcionar um maior conforto.

O projecto prevê também a colocação de um  sistema de aquecimento das águas sanitárias constituído por painéis solares e uma bomba de calor, mais uma medida sustentada na politica do atual executivo e que se prende com a redução de custos de manutenção dos equipamentos.

O equipamento será alvo de colocação de rufos na cobertura e substituição de todos os tubos de queda de água.

No interior, a obra consite na colocação de um revestimento no pavimento em vinílico e respetivas marcações para a prática de basquetebol, futebol, voleibol entre outras atividades desportivas.

A obra fica concluída com uma pintura de toda a área e a substituição das tubagens da rede de abastecimento de água dos balneários e com a colocação de torneiras com temporizadores.

A empreitada do Pavilhão Gimnodesportivo de Idães concretizar-se-á no prazo de 6 meses e consiste na remodelação geral do equipamento que se encontra em estado avançado de degradação.

A regeneração do pavilhão, orçada em cerca de 190 mil euros, envolve obras de construção civil e eficiência energética.

A obra prevê uma intervenção generalizada na cobertura, nas paredes e nos tetos, bem como, a redefinição de algumas áreas de utilização.

A empreitada inclui a demolição de paredes para a aplicação de 2 portas de emergência, a substituição do sistema de ventilação e extração do ar.

As fachadas e a cobertura serão revestidas com isolamento térmico que permita um maior isolamento térmico à infraestrutura.

No interior vai-se proceder à aplicação de tetos falsos, à substituição de todo o sistema de ventilação/ extração do ar, à pintura das paredes e colocação de azulejo, à reparação de portas e à substituição de torneiras nos balneários.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *