Cultura, Estremoz

Museus de Estremoz receberam mais de 23.000 visitantes

O Museu Municipal de Estremoz e as três salas de exposições que lhe estão afetas receberam, em 2011, cerca de 23.400 visitantes, um valor muito superior ao verificado em 2010.

O Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho recebeu mais de 5.200 visitantes, a sala de Exposições do Centro Cultural (Museu Rural) cerca de 1.300 e a Galeria Municipal D. Dinis recebeu quase 16.900 visitantes.

Mais de 65% dos visitantes foi de nacionalidade portuguesa, seguindo-se os de nacionalidade inglesa (14%), espanhola (10%) e francesa (7%). Os restantes 4% distribuem-se por visitantes das mais variadas nacionalidades, abrangendo os cinco continentes.

Trata-se de resultado excelente, tendo em conta que, apesar da conjuntura atual de crise económica, se traduziu num acréscimo de mais de 5.000 visitantes. Este acréscimo está naturalmente relacionado com a qualidade das exposições permanentes, que beneficiaram de quatro incorporações na área das artes plásticas (escultura, fotografia e desenho), bem como das vinte exposições temporárias que estiveram patentes ao público durante o ano transato.

Durante o ano de 2011 decorreram diversas atividades educativas, que terão continuidade e serão reforçadas em 2012, bem como a primeira edição da Mostra de Artes Plásticas de Estremoz, a quarta edição do VirVer Museus e a quinta edição da Mostra de Presépios de Artesãos de Estremoz.

Para além destas atividades, é ainda de destacar a transferência do Núcleo Museológico da Alfaia Agrícola para um novo espaço, onde serão constituídas Reservas Visitáveis e onde serão efetuados trabalhos de limpeza, desinfestação, curadoria e restauro das peças que constituem este acervo, com o objetivo de preparar a sua mudança para um novo espaço definitivo.

O Município de Estremoz agradece a todos os que contribuíram para estes resultados, estando já a desenvolver todos os esforços para que em 2012 os mesmos venham a ser superados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *