Cultura, Educação, Santa Comba Dão

Escola Profissional de Santa Comba Dão participa na semana das leituras 2012

      A Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão participou na Semana das Leituras 2012, uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Concelhia (RBSCD), da qual faz parte integrante, e que decorreu entre os dias 09 e 13 de Janeiro com o objectivo de promover a leitura e combater a literacia.

      A participação da Escola Profiacademus nesta iniciativa constituiu a preparação de dois momentos de animação apresentados no Lar de S. José em S. João de Areias e no Lar da Misericórdia em Santa Comba Dão.

      Pelas 15 horas de terça-feira, dia 10 de Janeiro, os alunos do 3ºano do Curso de Animação Sócio-Cultural apresentaram a adaptação do conto tradicional português “ O Caldo de Pedra” no Lar de S. José em S. João de Areias.

      O conto, trabalhado e adaptado com o apoio do docente Alexandre Sampaio, foi apresentado sob a forma de peça de teatro fazendo uma alusão clara à vivência rural do concelho de Santa Comba Dão, com a introdução de personagens e diálogos que marcam a vida do campo: o lavrador, a dona de casa, a criada, as lavadeiras, a classe burguesa e calro, o frade.

      Após a apresentação da peça, aconteceu o segundo mommento de animação da tarde: a apresentação de um remix de “Música Tradicional Portuguesa”  constituído por temas bem conhecidos como: Todos Me Querem, Malhão Malhão, Laurindinha, Ó Rama Ó Que Linda Rama, Indo Eu, Zumba Na Caneca, Rosinha, Apita o Combóio, Ao Passar a Ribeirinha, interpretado pelos alunos do 1º e 2º anos do Curso de Animação Sócio-Cultural e que agradou aos muitos utentes que se encontravam reunidos na sala de convívio daquele espaço.

        Durante a tarde de quinta-feira, dia 12 de Janeiro, os alunos do curso de Animação Sócio-Cultural da Escola profissional de Santa Comba Dão deslocaram-se ao Lar da Misericórdia para proporcionarem aos utentes daquele espaço uma tarde diferente e animada com a apresentação da adaptação do conto “O Caldo de Pedra”  e do remix de “Música Tradicional Portuguesa”.

      Ainda no âmbito da Semana das Leituras, a Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão marcou presença na segunda fase do Concurso de Leitura Concelhia que decorreu durante a tarde de 12 de Janeiro na biblioteca escolar da Escola Secundária/3, tendo apurado para a final do concurso um dos seus alunos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *