Póvoa de Lanhoso, Sociedade, Tecnologia

Telemóveis ajudam a reforçar laços entre jovens e seniores – Póvoa de Lanhoso

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, entregou os primeiros telemóveis a jovens no âmbito do “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”, de que a Póvoa de Lanhoso é uma das entidades fundadoras. Ligar gerações diferentes, pessoas com experiências de vida e percursos distintos, mas muito a partilhar, é algo que se pretende com o referido projeto.

 

A entrega daqueles equipamentos, que decorreu durante um encontro intitulado “Afetos em ligação”, aconteceu na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, estando ainda presentes a Vereadora da Ação Social, Fátima Moreira, e o Diretor daquele estabelecimento, José Ramos. Desta forma, cerca de 20 alunos daquela escola, voluntários do “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”, receberam telemóveis, com o objetivo de que ajudem a reforçar os laços de proximidade, de amizade e de solidariedade com os amigos seniores, estando com eles em contacto mais permanente e regular.

 

O exemplo de generosidade e de disponibilidade daqueles jovens voluntários foi destacado e elogiado pelos intervenientes. “Vocês estão a fazer um excelente trabalho. A autarquia tem projetos, mas, se não tiver parceiros, nada consegue. Esta experiência em que estão a participar é de louvar e também vos serve para mais tarde. Agradeço a esta escola que também se associou e a vocês todos”, afirmou Manuel Baptista, que também partilhou experiências próprias de pequenos gestos imateriais que podem fazer a diferença. “O dinheiro não é tudo. Hoje temos falta de valores…Temos de ter uma quota parte da responsabilidade de olhar para o lado, para o nosso vizinho”, afirmou, de entre outros aspetos.

 

A entrega aos 13 voluntários da EPAVE está agendada para o dia 25 de janeiro, entre as 15h00 e as 17h00, naquele estabelecimento de ensino. Durante esta iniciativa na Escola Secundária, um Técnico do Banco de Voluntariado da Póvoa de Lanhoso, através de dinâmicas participativas, procurou reforçar o valor social do voluntariado como expressão do exercício livre de uma cidadania ativa e solidária e recordar os direitos e deveres dos voluntários. No mesmo encontro, foi lançado o concurso “Tomé, o Voluntário” através do qual estes jovens ficam habilitados a ganhar bilhetes para assistir a um conhecido Festival de Música, no Verão.

 

No âmbito do “Vencer os Tempo nas 7 Cidades”, 33 jovens voluntários da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e da EPAVE estabelecem contacto com seniores através de momentos promovidos pela autarquia em parceria com os Centros de Convívio de Esperança e de Vilela, da Universidade Sénior e do Centro Social e Paroquial de Taíde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *