Mação, Sociedade

Seminário “Da terra à mesa – produto local, riqueza nacional” em Mação

Dia 28 de Janeiro vai ter lugar no Cine-teatro de Mação um Seminário dedicado aos produtos endógenos, à volta da Gastronomia e da Agricultura como factores de aposta.

 

A organização deste Seminário é da Câmara Municipal de Mação considerando ser hora de olhar para o que é local e perceber o seu potencial a nível nacional e mesmo internacional. Mais do que nunca é preciso reconhecer o valor dos nossos produtos, do que cultivamos, do que fabricamos, do que comemos e oferecê-los a quem os procura. Acarinhando o que é local dão-se dois passos muito positivos, por um lado não se perde o saber-fazer e, por outro, podemos trazer mais desenvolvimento e riqueza à região.

Refira-se que foi criada a Marca Mação exactamente para não se perder a “arte de fazer” pois urge preservar e divulgar este enorme património que são os produtos mais representativos do Concelho, de excepcional qualidade. No âmbito do Seminário terá lugar uma prova de produtos locais, nomeadamente o Presunto Marca Mação.

 

O programa apresenta convidados que trazem várias experiências, casos de sucesso, ideias sobre desenvolvimento rural. Os convidados, mais de que trazerem ideias de especialistas, trazem histórias reais contadas na primeira pessoa. A ideia base é apresentar vários projectos que se afirmaram no meio rural e, quem sabe, deixar ideias para os empresários ou para novos empreendedores.

 

Os objectivos deste Seminário são apresentar e perceber o potencial dos produtos endógenos como factor de desenvolvimento; Conhecer casos reais de sucesso de empresas e projectos que se afirmaram no meio rural;  Perceber o potencial dos produtos agrícolas locais como factor de desenvolvimento local e perceber o potencial da cozinha tradicional como factor potenciador de turismo.

 

Agricultura, Gastronomia, produtos endógenos, meio rural, desenvolvimento territorial são algumas das temáticas a ser apresentadas dia 28 de Janeiro, no período da tarde, em Mação. Esperamos por si!

PROGRAMA – “DA TERRA À MESA – PRODUTO LOCAL, RIQUEZA NACIONAL”

 

Data: 28 de Janeiro de 2012

Loca: Cine-teatro de Mação

 

14H30 – Sessão de boas-vindas – Câmara Municipal de Mação

 

15H00 – 1ª Parte

 

– Dr. Fernando Monteiro – C. M. Mação – Produtos endógenos – A Marca Mação;

 

– Alberto Fernandes – “A. Montesinho” – Empresa de transformação de carnes – Caso de Sucesso em Bragança;

 

– Eng. João Amílcar – C. M. Penela – Mercado da Agricultura Familiar – Boa prática no exercício do desenvolvimento rural num território;

 

16H00 – Coffee break – Prova de produtos locais;

 

16H30 – 2ª Parte

 

– José João Rodrigues – Desenvolvimento de Projectos de Empreendedorismo social;

 

– Aldeias do Xisto – Territórios Sustentáveis – A aposta nos lugares, nas tradições e nos produtos locais

 

– Dr. Armando Fernandes – Gastronomia tradicional no Séc. XXI – Arte e Cultura no prato;

 

Encerramento – Prova de produtos locais – aberto à população

 

 

Público-alvo:

Agricultores; Produtores; Empresários; Profissionais da Restauração; Profissionais da Saúde; Responsáveis por IPSS’s e Escolas; Jovens Empreendedores; População em geral.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *