Cultura, Seixal

Gina Martins expõe gravura na Galeria Augusto Cabrita no Seixal

Kachöga é o título da exposição de gravura de Gina Martins, que está patente na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, no Fórum Cultural do Seixal, até ao dia 21 de janeiro.

 

O termo kachöga designa a representação de flores e pássaros na pintura e na gravura japonesas.

A jovem pintora, de 27 anos, expõe desde 2005, individual e coletivamente. Recebeu, em 2010, a menção de mérito no concurso Oriente/Ocidente – Miscigenações, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. A obra gráfica que Gina Martins apresenta «pretende evocar a veneração pelo mundo natural e procura acentuar a ínfima relação entre fauna e flora. Animais e plantas tendem a partilhar um mesmo espaço de representação, fundindo-se numa única imagem. Criam-se atmosferas povoadas de padrões naturais reais ou imaginários».

A pintora considera que sua exposição «é permeável à influência oriental, em sintonia com a temática pássaro e flor (kachöga), que remonta ao século VIII, sobretudo no âmbito da xilogravura».

As gravuras de Gina Martins «são composições centradas na questão do mundo natural, nas formas e motivos naturalistas, caracterizadas por fortes contrastes, jogos entre cheios e vazios, que resultam em múltiplas orientações, quer estéticas quer iconográficas».

KACHÖGA
Gravura de Gina Martins
A decorrer até 21 de janeiro de 2012
Galeria de Exposições Augusto Cabrita
Tel.: 210 976 100

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *