Ansião, Sociedade

Campanha de Recolha de Sangue para potenciais dadores de Medula Óssea em Ansião

Durante a manhã do sábado 21 de janeiro, entre as 9h00 e as 13h00, no salão do quartel dos bombeiros voluntários de Ansião, decorre uma recolha de sangue destinada a interessados em tornarem-se dadores de medula óssea. Uma ação aberta a todos os cidadãos entre os 18 e o 45 anos, saudáveis, com peso mínimo de 50 kg e que não tenham recebido transfusões de sangue desde 1980.

Esta colheita é  o início de um processo de possível dádiva de medula óssea, e nesta fase apenas se recolhem amostras de sangue, para serem colocadas numa base de dados a nível internacional. Caso seja encontrado um possível dador, este terá que fazer novos testes para comprovar a compatibilidade. Num último passo, o dador terá duas formas de ajudar, sendo pela própria dádiva de uma pequena parte da medula óssea, através de uma intervenção cirúrgica ou através da recolha, no próprio sangue, das células necessárias para ajudar o paciente. De frisar ainda que um possível dador pode renunciar à dádiva em qualquer momento, salvaguardando-se o anonimato dos intervenientes (potenciais dador e recetor) em todo o processo.

Cada vez mais salvar vidas depende deste gesto simples. Apareça neste dia e contribua para uma iniciativa simples mas que pode salvar muitas vidas. Participe!


Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *