Sociedade, Vila Franca do Campo

Praias de Vila Franca do Campo candidatas às 7 maravilhas – Praias de Portugal

O pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo candidatou três praias ao galardão “7 maravilhas – Praias de Portugal”, com o objetivo de promover e divulgar a qualidade ambiental do concelho.

 

Praia da Amora, Praia de Água d’Alto e Praia Vinha d’Areia são as praias candidatas, respetivamente nas categorias de “Praias Selvagens”, “Praias de Arribas” e “Praias Urbanas”.

 

A Vice-Presidente da Câmara, Nina Rodrigues Pinto, responsável pelo pelouro, justifica a escolha das praias candidatas quer pelas suas características naturais quer pela qualidade que apresentam.

 

A eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” é um projeto de caráter privado, de manifesto interesse público, organizado pela sociedade denominada EIPWU, Lda., entidade licenciada oficialmente pela sociedade New Seven Wonders Portugal, S.A. empresa – detentora dos correspondentes direitos.

 

Este projeto conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e com o apoio da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, como televisão oficial.

 

A pré-seleção das Praias Finalistas, obtida por votação de um painel de especialistas, será divulgada a 7 de Fevereiro de 2012. Na fase seguinte, um painel de 21 notáveis, figuras públicas reconhecidas no país e ligadas aos vários quadrantes e setores da sociedade portuguesa, votará para apurar as 21 finalistas cujos nomes serão conhecidos publicamente a 7 de Maio de 2012.

 

A fase de eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” decorrerá de 7 de Maio a 7 de Setembro de 2012, por votação popular, a qual poderá ser efetuada através de SMS, chamada telefónica, internet (site www.7maravilhas.pt ) e plataforma Facebook.

 

O anúncio público das sete praias Maravilhas ocorrerá a 8 de Setembro de 2012, numa cerimónia transmitida em direto pela RTP1.

 

PRAIAS CANDIDATAS DO CONCELHO DE VILA FRANCA DO CAMPO

 

PRAIA DA AMORA – Candidata à Categoria “Praias Selvagens”

 

A Praia da Amora é uma zona balnear localizada no final da Freguesia de Ponta Garça, Concelho de Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel, Açores.

Além da riqueza paisagística associada a características geológicas e florísticas muito distintas, que permitem um enquadramento paisagístico inigualável, também apresenta alguns aspetos arqueológicos peculiares, relacionados com a presença de curiosas escavações na rocha destinadas a arrumar embarcações e que remontam aos primórdios do povoamento.

 

Praia Vinha d’Areia – Candidata à categoria “Praias Urbanas”

 

A Praia Vinha d’Areia localiza-se no início da Freguesia da Ribeira Seca, no concelho de Vila Franca do Campo.

É uma praia vigiada, durante a época balnear, possui parque de estacionamento, balneários, bar de apoio, restaurante panorâmico e excelentes instalações de apoio para indivíduos com mobilidade reduzida (sanitários, balneários e rampas de acesso à praia, bem como uma cadeira anfíbia).

É uma praia muito frequentada durante a época balnear e há duas décadas premiada com o galardão de reconhecimento ambiental “Bandeira Azul”. Também desfruta desde há alguns anos do galardão Praia Acessível – Praia para Todos. Foi também reconhecida pela Quercus no passado ano como Praia com Água de Qualidade de Ouro.

 

PRAIA DE ÁGUA D’ALTO – Candidata à categoria “Praias de Arribas”

 

A Praia de Água d’Alto localiza-se na freguesia de Água d’Alto, Concelho de Vila Franca do Campo. É uma praia de grande dimensão, cerca de 600 metros de comprimento. Possui um notável enquadramento paisagístico, proporcionado pela deslumbrante envolvente costeira e pelas sumptuosas arribas que a envolvem, a norte.

Consagrada há mais de duas décadas com o galardão “Bandeira Azul” e por mais de quatro anos consecutivos como “Praia com Água de Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus, é claramente uma praia de qualidade inquestionável.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *