Portimão, Sociedade

Portimão apresenta três candidatas às “7 Maravilhas – Praias de Portugal”

O Município de Portimão vai candidatar três praias às “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, evento que pretende promover a qualidade ambiental do país, nomeadamente os seus recursos hídricos e a beleza da costa, rios e albufeiras, como um dos fatores decisivos da escolha de Portugal enquanto destino turístico.

As Maravilhas candidatas são organizadas pelas dez regiões turísticas do país em sete categorias distintas, sendo que Portimão aposta na sua diversidade e riqueza balnear, ao apresentar candidaturas em três categorias: “Praias de Arribas”, “Praias de Dunas” e “Praias Urbanas”.

Praia da Rocha

A emblemática Praia da Rocha é candidata à categoria de “Praias Urbanas”, na qual se inscrevem todas as estâncias balneares que correspondam a uma frente e envolvente urbanas.

Frequentada desde o século XIX, se há praia mais conhecida no Algarve é esta, afamada pelo extenso areal, pelas imponentes arribas, pelas águas tépidas e pela oferta de diversão noturna.

Ostenta a Bandeira Azul, tem acesso facilitado para portadores de deficiência e ao longo de um passadiço com 2,4 km existem 16 restaurantes e bares, proporcionando nos meses de maior afluência uma animação constante, dia e noite.

A Praia da Rocha possui ainda uma área desportiva com campos de jogos para andebol, voleibol, basquetebol ou futebol de praia, sendo palco de diversos eventos artísticos e desportivos de projeção internacional.

Em termos de envolvente urbana, existem na sua marginal muitas lojas, restaurantes, bares, hotéis e geladarias, que se apresentam como excelentes alternativas a quem não quer passar demasiadas horas ao sol.

Alvo de importantes obras de requalificação, esta cosmopolita estância balnear foi premiada em 2007 pelo Turismo de Portugal.

Praia do Barranco das Canas (Alemão)
A Câmara Municipal de Portimão candidatou a Praia do Barranco das Canas (Alemão) na categoria de “Praias de Arribas”, que engloba todas as praias oceânicas limitadas por vertentes costeiras abruptas ou com declive elevado, talhadas em materiais rochosos por ação dos processos de erosão ou de origem vulcânica.

Recortado por arribas de formas irregulares, de tonalidades ocre e rubra, esculpidas pela ação das águas doce e salgada e emoldurada por numerosos leixões, este pequeno areal convida ao ócio e aos prazeres da praia.

Os algares com as suas reentrâncias misteriosas escondem pequenos segredos que os mais curiosos não se cansam de desvendar, sendo possível descobrir uma biodiversidade riquíssima, com resquícios dos matos mediterrânicos que outrora povoaram grande parte da costa algarvia.
Praia de Alvor
Finalmente, a Praia de Alvor vai integrar a categoria de “Praias de Dunas”, que elege todas as praias costeiras limitadas por sistemas dunares costeiros, formas de acumulação, geradas pelo vento, de areias marinhas.

Águas cristalinas e tépidas, areias douradas e finas, um horizonte a perder de vista num mar de vários tons de azul e as melhores condições de conforto e segurança para retemperadores dias à beira-mar constituem o cartão de visita desta praia, eleita em 2010 como uma das 20 melhores estâncias balneares de todo o mundo pelo conceituado website internacional de reservas de hotéis – hoteis.com.

Para além da Bandeira Azul e da distinção com a Qualidade de Ouro, a recente requalificação empreendida nos acessos e sistema dunar permite a observação de várias espécies de fauna e flora que animam a paisagem deste local idílico.

Praias selecionadas são conhecidas a 7 de fevereiro
Depois da divulgação no próximo dia 7 de Fevereiro das candidaturas selecionadas para a segunda fase, segue-se entre maio e setembro a votação pública, culminando todo o processo com o anúncio público das praias vencedoras nas sete categorias consagradas, em cerimónia marcada para 8 de setembro e a transmitir em direto pela RTP.

A eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal” é um projeto de caráter privado com manifesto interesse público, organizado pela EIPWU Lda., entidade licenciada oficialmente pela sociedade New Seven Wonders Portugal, e q ue conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e da Marinha Portuguesa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *