Santo Tirso, Sociedade

Câmara municipal de Santo Tirso inaugura passeio Pedonal das Margens do Ave

Tendo como convidado de honra o Presidente da República, Cavaco Silva, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai inaugurar no próximo sábado, dia 21 de Janeiro, às 15 horas, o Percurso Pedonal das Margens do Ave, um investimento de 4, 5 milhões de euros, executado no âmbito da candidatura aprovada pela ON2, “PRU – Parceria de Regeneração Urbana”.

Este passeio pedonal e ciclável tem 1, 4 kms de extensão e foi implantado na margem direita do Rio Ave, ligando a cidade de Santo Tirso ao Parque Urbano da Rabada (Freguesia de Burgães). Esta obra incluiu várias intervenções, nomeadamente num troço de arruamento da Rua do Rio Ave (ligando a zona de intervenção com a ponte sobre o Rio Ave), com a execução de um parque de estacionamento, de instalações sanitárias e de plantação de árvores de enquadramento; a criação de uma Plataforma Pedonal elevada com deck entre o estacionamento e a curva do Rio Ave a montante do açude; e a Criação de Passeios e uma Ponte Pedonal ligando a Plataforma ao Parque Urbano da Rabada.

E, já que na outra margem (esquerda) do rio, se encontra recuperado o “Passeio dos Frades”, conseguiu-se de uma forma harmoniosa a renaturalização e requalificação de parte significativa da frente de rio nas duas margens.

Importa referir que este [o passeio pedonal] é o maior dos investimentos previstos no programa de acções desta Parceria de Regeneração Urbana (PRU), pela qual se pretende tornar as frentes ribeirinhas do rio Ave um espaço de sociabilidade e fruição para todos os habitantes, turistas e visitantes de Santo Tirso, através da introdução de significativas melhorias ao nível dos espaços naturais e das infra-estruturas culturais e sociais existentes neste local e um centro de actividades económicas urbanas inovadoras e competitivas.

Como se sabe a PRU é liderada pela Câmara Municipal de Santo Tirso mas conta com os seguintes parceiros: Fundação de Santo Thyrso; DREN – Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento; Associação Recreativa da Torre (ADRNST) e Café do Rio.

Os investimentos a executar no âmbito desta Parceria de Regeneração Urbana (PRU) ascendem a mais de 10 milhões de euros e vão repartir-se por obras a executar na requalificação da Fábrica de Santo Thyrso (incubadora, nave cultural e industrial, imod e frente ribeirinha), na Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento (recuperação do Passeio dos Frades e construção de centro de interpretação ambiental) e no Parque Urbano da Rabada (mais equipamentos e sanitários).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *