Educação, Odivelas

Odivelas promove «Prémio Boas Práticas na Prevenção da Violência Escolar»

Estão abertas as candidaturas para o “Prémio Boas Práticas na Prevenção da Violência Escolar”, promovido pelo Projeto Sei! da Câmara Municipal de Odivelas. Até ao dia 23 de Março podem candidatar-se todos os Agrupamentos de Escolas, Escolas Secundárias e Escolas Profissionais da rede pública do concelho de Odivelas que queiram desenvolver um projeto na área da prevenção/remediação do Bullying e Violência Escolar.

 

Considerando a importância da prevenção destes fenómenos, e tendo em conta o papel preponderante da autarquia na definição de políticas educativas que contribuam para o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens, o desenvolvimento deste prémio pretende promover e fomentar, nas escolas, boas práticas para a prevenção da violência escolar.

 

São, ainda, objetivos deste concurso o desenvolvimento de um espírito de pertença e convergência para objetivos comuns que visem o bem-estar de todos, bem como a promoção de estratégias concertadas para a prevenção primária e carácter remediativo referentes à temática.

São admitidas a concurso as candidaturas que apresentem um poster com 80 por 60 centímetros, e que contenha um cabeçalho com o título do projeto, o nome do Agrupamento/ Escola e o nome do autor. Para a elaboração deste trabalho, devem utilizar-se, preferencialmente, esquemas, imagens e fotografias, e o texto deve ser visível a, pelo menos, um metro e meio de distância. A acompanhar este poster, deve apresentar-se um documento que resuma o trabalho em 200 palavras, e um outro com o tamanho máximo de 15 páginas, que descreva o projeto de forma detalhada.

 

Para a avaliação, serão tidos em conta os critérios de inovação e relevância pedagógica, as boas práticas em contexto escolar para prevenção da violência, as estratégias e objetivos definidos no projeto educativo, o regulamento interno do Agrupamento/ Escola, a promoção do relacionamento interpessoal dos alunos, a criatividade e originalidade das estratégias adotadas para fomentação da relação escola/aluno e escola/família, a satisfação das necessidades do território, e os benefícios para os envolvidos.

 

O prazo de candidatura ao “Prémio Boas Práticas na Prevenção da Violência Escolar” tem lugar durante o mês de Março, até ao dia 23, e os interessados devem formalizar essa candidatura no Departamento de Educação Juventude e Cultura – Projeto “Sei! Odivelas”, Edifício CAELO – Parque Maria Lamas. Rua da Memória, 2A, 2675-409 Odivelas, das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30. Os vencedores serão galardoados com um certificado de Boas Práticas na Prevenção da Violência Escolar.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *