Desporto, Óbidos

Óbidos recebe 3ª jornada do Campeonato de GoalBall de 2012

O Pavilhão Municipal de Óbidos recebe, no próximo dia 21 de Janeiro, a 3.ª Jornada do Campeonato Nacional de GoalBall As seis equipas que participam neste Campeonato (ACAPO – Delegação Lisboa, Clube Atlético e Cultural, União dos Cegos e Amblíopes do Seixal, Grupo Desportivo Caldelas, Académico Futebol Clube e Olhar Ativo – Sintra) rumam para esta jornada com diferentes objetivos: uns de recuperar “terreno” e dar luta aos líderes da tabela, outros, simplesmente, de melhorar as suas capacidades.

Criado em 1946, o GoalBall surgiu, na ocasião, como uma terapia de reabilitação para veteranos da II Guerra Mundial que tinham perdido a visão. Atualmente é um desporto que, cada vez mais, atrai adeptos devido à sua atmosfera única, uma vez que exige uma grande concentração de quem joga. Toda a partida depende da capacidade auditiva, capacidade de concentração e orientação dos jogadores, características que são indispensáveis para pessoas portadoras de deficiências visuais.

Desde 1976 que o GoalBall é um desporto oficializado nos jogos Paralímpicos e já existe como Liga em Portugal há 17 anos, sendo promovido pela ANDDVIS (Associação Nacionalde Desporto para Deficientes Visuais). O último campeão desta liga foi a União de Cegos e Amblíopes do Seixal (UCAS).

Disputam o campeonato, neste momento, apenas 6 equipas e, devido ao número reduzido de formações, as jornadas são realizadas mensalmente ao longo do País, com apoio das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, assim como de instituições locais.

Programa da jornada de Óbidos

1.º Jogo – 13h20

2.º Jogo – 14h10

3.º Jogo – 15h00

4.º Jogo – 15h50

5.º Jogo – 16h40

6.º Jogo – 17h30

Para mais informações pode consultar o website da ANDDVIS (www.anddvis.org.pt)

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *