Gondomar, Sociedade

Gondomar contribui para 100 mil árvores

Lançado pelo Centro Regional de Excelência da Área Metropolitana do Porto, o Projeto das 100 mil árvores, denominado de “O Futuro”, prevê reflorestar, até 2015, cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão. No final deseja-se que venham a ser plantadas cerca de 100 mil árvores de espécies nativas da região. A iniciativa permitirá, indicam os estudos, anular 20.280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera (ao longo dos próximos 40 anos).

Em Gondomar, para além de enriquecer a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar, este projeto contribui para dotar as faixas de gestão de combustíveis das serras de Santa Iria e Banjas de árvores folhosas – que permitirão a criação de zonas de sombra e o reforço da segurança para a circulação de viaturas em situação de fogo.

E porque “esperar é desmentir o futuro”, em Gondomar as plantações começaram logo nos primeiros dias do novo ano (a 6 de janeiro), prevendo-se, com o apoio das escolas concelhias e voluntários, a plantação de 1.200 árvores autóctones: Carvalhos, Acér e Freixos.

Este projeto de reflorestação, promovido, em Gondomar, pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal, conta com o apoio do Gabinete Técnico Florestal da Proteção Civil e da equipa de Sapadores Florestais – que habitualmente efetuam a vigilância e silvicultura preventiva das faixas de gestão de combustível a plantar.

A meta, até fevereiro de 2012, é plantar 15 mil árvores. O projeto conta com a colaboração das autarquias da região do Grande Porto e, ainda, de 650 voluntários.

As ações decorrem entre as 10 e as 12 horas ou entre as 15 e as 17 horas, respetivamente, e são abertas à população que pretenda participar. Para tal, basta inscrever-se através da Linha Verde 800 200 129, ou, em alternativa, pelo correio eletrónico ambiente@cm-gondomar.pt.

As ações decorrem em:

janeiro – dia 6 (tarde); dia 11 (manhã); dia 18 (manhã); dia 19 (tarde); dia 25 (tarde); dia 27 (tarde); dia 31 (manhã)

fevereiro – dia 7 (manhã); dia 8 (tarde); dia 10 (manhã); dia 14 (manhã); dia 18 (manhã).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *