Palmela, Sociedade

Igreja de S. Pedro recebe tradicional Bênção das Fogaças em Palmela

No dia 15 de Janeiro, domingo, Palmela cumpre a tradicional Bênção das Fogaças, numa cerimónia a decorrer na Igreja Matriz de S. Pedro, às 12 horas. A iniciativa é da Confraria Gastronómica de Palmela e da Igreja Paroquial, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Palmela.

Manter viva a tradição e promover a Fogaça de Palmela – biscoito típico da vila, de sabor aromático marcado pela erva doce e pela canela – são os principais objectivos deste ritual, intimamente ligado às celebrações do Dia de S. Amaro (14 de Janeiro). Nesta data, a população de Palmela fazia fogaças para oferecer ao Santo e a forma variava consoante a intenção – a cura de uma doença, colheita abundante ou a bênção do gado e dos animais domésticos. Como poucas famílias tinham forno em casa, as fogaças eram cozidas nos fornos comunitários ou nas padarias e, no dia seguinte, eram transportadas até à Igreja em cestos de verga, ricamente decorados com panos bordados. O leilão de parte das fogaças também integrava a festa e as restantes eram divididas pelos presentes, que as levavam para casa onde eram comidas por todos, incluindo os animais.

A Confraria Gastronómica de Palmela retomou o ritual há vários anos e os Confrades, trajados a rigor, irão levar ao altar as fogaças, confeccionadas com produtos regionais. A cerimónia é aberta à participação de todos os interessados, que poderão levar, também, as suas fogaças para partilhar com a comunidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *