Borba, Educação

Alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar cantaram as Janeiras em Dia de Reis em Borba

Na passada Sexta-feira, 06 de Janeiro, cumpriu-se a tradição e os alunos do 1º Ciclo e Pré-escolar das escolas de Borba, acompanhados pela Tuna da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba, cantaram as Janeiras ao executivo da Câmara Municipal de Borba, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo Presidente, Ângelo de Sá.

Cerca de 250 crianças, acompanhadas pelos docentes e auxiliares de educação, cumpriram a tradição que se assinala em Dia de Reis. Enfeitados com coroas de Reis e Rainhas, as crianças entoaram cantigas preparadas para assinalar esta data.
Esta tradição tem vindo a realizar-se ano após ano, servindo para ensinar aos mais pequenos esta tradição do concelho e da região.

“Cantar as Janeiras” e “Cantar os Reis” são tradições antigas em Portugal e têm origem na ocupação romana. Na mitologia romana, JANO era o porteiro celestial, sendo representado com duas cabeças, simbolizando o passado e o futuro. Era o responsável por encerrar o ano velho e abrir as portas para o ano que se iniciava. Invocava-se no início de um novo período, na esperança de serem afastados os maus espíritos. Em sua honra se cantavam então as “janeiras”, cânticos a JANO.

O cristianismo assimilou e transformou esta tradição pagã na anunciação do nascimento do Menino, passando a desejar um feliz ano novo e alargando-a até ao Dia de Reis. Segundo a tradição cristã, o dia de Reis terá sido o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de alguns magos do Oriente que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, sendo o dia em que se encerram os festejos natalícios e se desfazem os presépios.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *