Cultura, Nelas

“A Arte em Massa de Pão” em exposição na Biblioteca Municipal de Nelas

No âmbito da exposição “A Arte em Massa de Pão”, patente até ao final do mês de Janeiro, na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, decorre hoje o primeiro atelier de miniaturas de pão, dirigido aos alunos do 1º CEB de Nelas, dinamizado pelo autor da exposição, que desta forma partilha com os mais novos a sua arte de criação de diversas figuras através da massa de pão. O atelier repete-se amanhã, dia 11 e no próximo dia 13, sexta-feira, sempre às 13h30.

Promovida pela Câmara Municipal de Nelas, a iniciativa alia a arte à leitura, uma vez que todos os alunos do 1.º ano envolvidos, trabalharam na escola com os docentes a obra “Ciclo do Pão”, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

  “A Arte em Massa de Pão”, da autoria de Armindo Eduardo Garcia Morais, natural de Vale de Madeiros (Canas de Senhorim), padeiro de profissão desde 1971, testemunha os seus dotes artísticos, imaginação criativa, saber e sensibilidade, aplicados quando transforma cada pedacinho de massa, num sem fim de preciosas e encantadoras obras de arte.

Fruto de um trabalho de minúcia a exposição apresenta miniaturas de pão como Presépios, peças de temática hagiográfica, percurso da vida de Cristo (nascimento, morte e ressurreição), pássaros, molduras, ratos, crocodilos, peixes, sóis, noivos, tartarugas, burros com albarda, carros de bois com o lavrador e uma infinidade de outras figuras que, com talento e carinho preserva, para que em momentos como este, todos possamos ver e apreciar.

O seu trabalho artístico é hoje amplamente reconhecido e divulgado a nível nacional, quer pela partilha do seu saber em atividades ou ateliers com crianças e idosos, quer pelo número de pedidos de execução de miniaturas comestíveis que lhe têm sido solicitadas dos mais diversos pontos do país, inclusive dos Açores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *